05/01/16

Meteorologia - Estrada de acesso à Serra da Estrela está encerrada, tal como uma estrada nacional e de duas municipais em Viseu. e também Montalegre e Melgaço sofrem dificuldades com a queda de neve.



«Neve corta estradas e fecha escolas
13:55 Económico com Lusa

Estrada de acesso à Serra da Estrela está encerrada, tal como uma estrada nacional e de duas municipais em Viseu. Também Montalegre e Melgaço sofrem dificuldades com a queda de neve.

A estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, na Serra da Estrela, foi encerrada ao trânsito às 04:30 desta terça-feira devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

De acordo com a mesma fonte, o fecho da estrada nacional 338 abrange os troços 11, 12 e 13, entre Piornos e o cruzamento para a Torre, acesso à Torre e cruzamento da Torre para a Lagoa Comprida.

A mesma fonte adiantou ainda que pelas 05:30 foi também cortado o acesso da nacional 338 entre Loriga (Seia) e a Lagoa Comprida e também o troço número dois na Estrada Nacional 339, entre Lagoa Comprida e o Sabugueiro.

Segundo o Comando distrital de operações de socorro (CDOS) de Castelo Branco, e com base nas informações transmitidas pelo Centro de Limpeza de Neve, não há previsão para a abertura das vias.

Também na Serra de Montemuro, no norte do distrito de Viseu, a queda de neve obrigou ao corte de uma estrada nacional e de duas municipais, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a mesma fonte, desde as 09:00 estão cortadas a Estrada Nacional 321, que liga Castro Daire a Cinfães, e as estradas municipais 1053 (entre Felgueiras e Bigorne) e 533 (entre Feirão e Resende).
“Já tinha caído neve durante a noite, mas só a essa hora é que as estradas ficaram cortadas”, referiu, acrescentando que não há indicação de viaturas retidas na neve.

A queda de neve cortou ainda o acesso à freguesia de Padroso, em Arcos de Valdevez, obrigando à intervenção dos serviços municipais de proteção civil para limpeza da via.

Em declarações à agência Lusa, o vereador da proteção civil, Olegário Gonçalves adiantou que "o alerta foi dado cerca das 08:30, tendo sido deslocados para o local meios dos serviço municipais de proteção civil para garantir o acesso àquela freguesia de montanha", situada nas proximidades do concelho vizinho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.

O vereador com a área da proteção civil adiantou que "também já neva na freguesia da Gavieira", inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

"Está a nevar na Gavieira mas as estradas ainda estão transitáveis", afirmou o responsável.

Escolas encerram à tarde em Montalegre

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, decidiu suspender as atividades letivas a partir das 13:45 nos seus estabelecimentos de ensino devido à neve que cai com alguma intensidade no concelho.

Na página da internet do agrupamento, a direção informa que a decisão de encerrar as escolas à tarde foi tomada devido “às condições climatéricas adversas” e em articulação com a proteção civil municipal.

Os alunos das escolas básica e secundária vão regressar, por isso, mais cedo às suas casas.

Segundo fonte da proteção civil, desde esta manhã que a queda de neve está a causar alguns constrangimentos em Montalegre, distrito de Vila Real, não se tendo verificado o transporte escolar de Pitões das Júnias para a sede do concelho.

A estrada da fronteira esteve também condicionada à passagem dos veículos pesados.

No terreno estão os meios da proteção civil a efetuarem as operações de limpeza das estradas.

O concelho dispõe de cerca de uma dezena de veículos, dos bombeiros, câmara e de particulares preparados para limpar a neve das estradas e também, se necessário, espalhar sal.

O município contratualiza com particulares a utilização de tratores, também com equipamento adaptado, que vão para as estradas ajudar nas operações de limpeza.

Segundo a GNR de Vila Real, neva com intensidade no Alto de Espinho, Marão, no entanto, no Itinerário Principal 4 (IP4) o trânsito está a circular e no local encontram-se um limpa neves a proceder à limpeza da via.

No nó das autoestradas A7 com a A24, ao quilómetro 46 a neve também cai com intensidade bem como no concelho de Boticas mas, até ao momento, não há registo de estradas interrompidas.

Manto de neve cobre freguesias em Melgaço

Um manto com cerca dez centímetros de neve cobre hoje as freguesias de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, em Melgaço, após o primeiro nevão deste inverno, disse à Lusa fonte da Proteção Civil municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, adiantou que "a neve começou a cair cerca das 08:10, em Castro Laboreiro e já chegou a Lamas de Mouro". "Está a nevar com bastante intensidade", afirmou o autarca.

Contactado pela Lusa, o responsável pelo serviço municipal de proteção civil, Luís Matos, referiu que a situação "mais complicada se verifica em Castro Laboreiro".

No local, a coordenar as operações de limpeza, Luís Matos adiantou que naquela freguesia, "situada a mil metros de altitude, o manto de neve chega a ter seis centímetros de altura", sendo que "a circulação automóvel não está cortada, mas condicionada a veículos com tração total".

"Os veículos de transporte coletivo não podem circular de todo. Está a nevar com intensidade, e a situação tende a agravar-se".

Adiantou que "os meios estão no terreno, andam num vai e vem para manter as vias, minimamente, circuláveis". "Temos um trator limpa neve, e outro com sal para garantir os acessos até Castro Laboreiro", disse.

Quinze distritos do continente estão, esta terça-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, queda de neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).» in http://economico.sapo.pt/noticias/neve-corta-estradas-e-fecha-escolas_238916.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover