03/01/16

Aldeia dos Sonhos - No âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Mértola, São Miguel do Pinheiro venceu a segunda edição do projeto, que realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva de aldeias com menos de 100 habitantes.



«Habitantes de São Miguel do Pinheiro saem da pequena aldeia para viagem de "sonho"

Com "as mãos na massa", enquanto prepara uma fornada de pão, a padeira da aldeia, Iria Reis, de 63 anos, conta à agência Lusa que trabalha "todos os dias" e a viagem será "uma oportunidade única de fechar a padaria", mas irá compensar, porque servirá para "cumprir um sonho".

O "sonho" dos habitantes de São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, no distrito de Beja, de conhecer a cidade do Porto e a região do Minho será concretizado no início da primavera deste ano, através do projeto "Aldeia dos Sonhos", da Fundação INATEL.

No âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Mértola, São Miguel do Pinheiro venceu a segunda edição do projeto, que realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva de aldeias com menos de 100 habitantes.

"Nunca tive férias, trabalho todos os dias e, desde que tenho a padaria nova, é impossível, não há um fim de semana, não há nada", desabafa Iria Reis, referindo que "nunca" passou de Lisboa e está "muito ansiosa" para fazer a viagem, porque "é um desejo muito grande" e "há muito tempo que gostava de ir ao norte para ver um sítio diferente".

A viagem vai durar dois dias e decorrer num fim de semana, já que algumas pessoas não podem ausentar-se por mais tempo, e inclui uma noite numa unidade hoteleira da Fundação INATEL, explica à Lusa o diretor do Departamento de Inovação Social da instituição, Rui Calarrão.

Durante a viagem, a fundação irá concretizar os "pequenos sonhos" de cada uma das pessoas, diz Rui Calarrão, indicando, a título de exemplo, que, no Porto, uns vão querer visitar a Torre dos Clérigos e outros a Casa da Música, e, no Minho, uns gostarão de ir ao Santuário do Bom Jesus de Braga e outros a Viana do Castelo.

"O meu sonho é ir ao Porto conhecer a Casa da Música, porque gosto muito de música e gostava de a conhecer. Acho que deve ser muito interessante", conta à Lusa Deonilde Marques, de 22 anos, reconhecendo ser "a primeira vez" que vai fazer "uma grande viagem" e quer "conhecer e aproveitar tudo ao máximo e desfrutar de tudo".

Já Maria José Ruas, de 63 anos, que "pouco" tem saído da aldeia e também é "a primeira vez" que vai fazer uma viagem do género, quer "ver tudo o que ainda não viu", mas prefere visitar o Santuário do Bom Jesus de Braga, porque tem "ouvido dizer que é bonito" e, por isso, tem "o sonho de o ver".

A viagem "é muito importante para nós", porque "quase nunca saímos" da aldeia, normalmente "vamos a Mértola, a Almodôvar e a Beja e pouco mais", conta à Lusa Maria José Ruas, sublinhado que vai "gostar imenso de ir" e espera que "tudo corra bem".

Será "uma oportunidade de sair da aldeia e conhecer outros sítios", diz à Lusa Rodrigo Tomás, de 18 anos, frisando que também é "a primeira vez" que vai fazer uma viagem do género e espera que "corra tudo bem" e todos possam divertir-se.

O técnico de ação social da Câmara de Mértola, António Simão, explica à Lusa que o município candidatou São Miguel do Pinheiro ao projeto por ser uma aldeia que "tem perdido muitos" habitantes e tem uma população "envelhecida", mas que "participa muito" em atividades e pequenos passeios promovidos pela autarquia.

Para a escolha do "sonho", a autarquia reuniu "aleatoriamente" um grupo de habitantes da aldeia, a maioria idosos, que escolheu visitar a cidade do Porto e a região do Minho, por não as conheceram e devido à "maior distância geográfica entre o Alentejo e o norte e pela diferença da paisagem", explica António Simão.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, António Peleja, os habitantes estão "muito orgulhosos e bastante contentes" por São Miguel do Pinheiro ter sido escolhida como a "Aldeia dos Sonhos" de 2015.

"Foi muito importante", porque muitos dos habitantes "tinham o sonho" de visitar o Porto e o Minho, refere o autarca, sublinhando que "há várias pessoas que nunca saíram" da aldeia para gozar férias ou viajar por mais de um dia.

"Têm saído, fazem um passeio, dos que organizamos através da autarquia", mas "vão e vêm no próprio dia, um passeio de um fim de semana fora nunca tiveram muitos deles, portanto, esta será uma oportunidade" para poderem fazer uma grande viagem, frisa o autarca.

São Miguel do Pinheiro é "uma aldeia pacata", tem 87 habitantes, entre os 3 e 82 anos, "um património histórico e cultural bastante enriquecedor", do qual se destaca um moinho de vento e um núcleo museológico dedicado à agricultura tradicional e à história da moagem da região, conta o autarca.

Por ser uma "Aldeia dos Sonhos", São Miguel do Pinheiro, além de realizar o "sonho", vai passar "a figurar no mapa turístico" da Fundação INATEL e a ser visitada pelos "milhares" de pessoas que viajam através de programas da instituição, como o "Turismo Sénior", explica Rui Calarrão.

LL // JLG

Lusa/Fim» in http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_01_03_948341457_habitantes-de-sao-miguel-do-pinheiro-saem-da-pequena-aldeia-para-viagem-de--sonho

(Mértola Ambiente | Global comemora dias mundiais da água e da floresta.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover