17/01/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do porto 112 vs Ginásio Figueirense 58 - O FC Porto garantiu este domingo o acesso aos oitavos de final da Taça de Portugal em basquetebol, após bater, no Dragão Caixa, o Ginásio Figueirense por números categóricos.



«APURAMENTO PARA OS “OITAVOS” DA TAÇA ABRILHANTADO POR 112 PONTOS

Brad Tinsley foi o melhor marcador (17 pontos) frente ao ​Ginásio Figueirense (112-58).

O FC Porto garantiu este domingo o acesso aos oitavos de final da Taça de Portugal em basquetebol, após bater, no Dragão Caixa, o Ginásio Figueirense por claros 112-58. Tratou-se de um encontro em que a formação da Proliga (segundo escalão) nunca foi capaz de acompanhar o ritmo dos portistas, cuja equipa esteve em permanente rotação, com alguns atletas menos utilizados, tais como João Gallina e António Monteiro (autor de um "duplo-duplo", com 15 pontos e dez ressaltos), a somar minutos. Nos "oitavos" da competição, os Dragões recebem, em data ainda a indicar, o vencedor do encontro entre outras duas equipas da Proliga, Sangalhos (segundo classificado da zona Norte) e Academia do Lumiar (oitavo e último da zona Sul), que apenas se defrontam no próximo domingo, às, 17h30. 

Os azuis e brancos conseguiram um parcial de 13-3 nos primeiros quatro minutos, com dois triplos de Brad Tinsley, que ainda marcaria por mais duas vezes da zona exterior no primeiro período, colocando o resultado em 21-9 aos sete minutos. Os lançamentos de fora do FC Porto caíam com naturalidade (seis em nove tentativas nos primeiros dez minutos), o que seria constante ao longo do encontro e decorria também da defesa à zona com que os forasteiros se resguardavam, para evitar confrontos individuais que lhes seriam inevitavelmente desfavoráveis. O primeiro período terminou com o resultado de 26-12 e o intervalo chegou com 49-23 no marcador.

Num encontro que permitiu ao base José Costa, de 42 anos, regressar ao Dragão Caixa, onde foi campeão nacional, a superioridade do FC Porto foi abissal, quer no jogo exterior, quer no jogo interior, em que usufruía de uma média de estatura muito superior. O resultado foi-se avolumando com o passar dos minutos e a fasquia dos 100 pontos foi ultrapassada com naturalidade. Todos os jogadores azuis e brancos marcaram pontos e há outros números esclarecedores: 55 ressaltos (contra 21 do adversário), 25 assistências e uma percentagem de lançamento exterior de 46,7 por cento, superior à de dois pontos (45,5). Brad Tinsley (apenas falhou um lançamento de três pontos em seis tentativas) terminou como melhor marcador, com 17 pontos).

Em declarações no final do encontro, o treinador Moncho López realçou o facto de este encontro ter permitido aos Dragões manter-se em competição, num fim de semana em que esteve de folga na Liga: "Havia uma diferença de potencial muito grande e ela veio ao de cima praticamente desde a bola ao ar. Queríamos jogar com seriedade, aproveitar para mostrar trabalho, pôr em prática situações novas e dar minutos a todos para manter o ritmo competitivo. Foi um bom jogo para não parar".

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GINÁSIO FIGUEIRENSE, 112-58
Taça de Portugal, 16 avos de final
17 de Janeiro de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Ivo Rosário e Nélson Guimarães

FC PORTO: André Bessa (9), Brad Tinsley (17), Nick Washburn (12), João Gallina (5) e António Monteiro (15)

Jogaram ainda: Arnette Hallman (7), José Silva (14), Albert Fontet (8), Pedro Bastos (3), Seth Hinrichs (12), Miguel Queiroz (4) e Ferrán Ventura (6)
Treinador: Moncho López

GINÁSIO FIGUEIRENSE: André Lourenço (3), José Costa (6), Joaquim Soares(14), Marco Gonçalves (14) e Nuno Pereira (3)
Jogaram ainda: Daniel Gil (9), Bento Cardoso (2), Gonçalo Barbosa (5) e José Dias (2)
Treinador: João Mota

Ao intervalo: 49-23
Parciais: 26-12, 23-11, 35-19, 28-16.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Basquetebol-Taca-Portugal-2015-2016-FC-Porto-Ginasio-FIgueirense.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover