11/01/16

Amarante Rio Tâmega - A Câmara de Amarante lamenta que a previsão sobre a evolução do caudal do Tâmega na última madrugada não tenha correspondido à realidade, o que impediu uma atuação mais eficaz da Proteção Civil, disse à Lusa o vice-presidente.



«Cheias em Amarante

As previsões apontavam para que o rio não ultrapassasse os 6,5 metros de altura, mas o caudal do Tâmega chegou aos 7,3 metros.

A Câmara de Amarante lamenta que a previsão sobre a evolução do caudal do Tâmega na última madrugada não tenha correspondido à realidade, o que impediu uma atuação mais eficaz da Proteção Civil, disse à Lusa o vice-presidente. 

Segundo Jorge Mendes, as previsões apontavam para que o rio não ultrapassasse os 6,5 metros de altura, mas o caudal chegou aos 7,3 metros, o que provocou a inundação parcial da rua 31 de janeiro e do largo do Arquinho. 

O pico da cheia verificou-se após a meia-noite, com a água a ocupar uma das zonas mais baixas do centro histórico. 

A alegada deficiência na previsão pelas autoridades competentes, admitiu Jorge Mendes, pode ter sido provocada por uma conjugação de fatores, nomeadamente as cheias no Douro, no Porto, a inundação em Chaves, a montante de Amarante, e as descargas das barragens espanholas. 

Ainda assim, frisou o autarca, os prejuízos causados em Amarante, em algumas lojas inundadas, foram mitigados, porque a maioria dos comerciantes retirou a tempo os seus haveres dos estabelecimentos. 

Neste início de tarde, quando o rio já retomou o seu leito, decorrem os trabalhos de limpeza das ruas e lojas afetadas pela cheia, com o envolvimento dos meios da Proteção Civil municipal e dos bombeiros.

Questionado sobre os prejuízos, o responsável frisou que ainda é cedo para uma avaliação, mas insistiu que a retirada prévia dos haveres dos comerciantes minimizou o impacto da cheia.» in http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/mau-tempo/cheias-em-amarante-tamega-subiu-ate-aos-7-3-metros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover