03/01/16

Liga NOS: Sporting C.P. 2 vs F.C. do Porto 0 - Dragões foram derrotados pelo Sporting em Alvalade (0-2) e perderam a liderança da Liga NOS no primeiro clássico de 2016​​.



«​​ENTRADA COM O PÉ ESQUERDO NO NOVO ANO

FC Porto foi derrotado pelo Sporting em Alvalade (0-2) e perdeu a liderança da Liga NOS no primeiro clássico de 2016​​.

Quase um ano depois, ao fim de 34 jogos invicto, o FC Porto voltou a perder na Liga NOS, este sábado, frente ao Sporting (0-2), no Estádio José Alvalade, na 15.ª jornada. Dois golos de Slimani, um na primeira parte, outro na segunda, ditaram a primeira derrota azul e branca no campeonato esta temporada, o que faz com que as duas equipas troquem de posição na tabela: os lisboetas são agora líderes (38 pontos), com mais dois pontos do que os Dragões, segundos.

Depois de ter apresentado uma equipa com alguns dos jogadores menos utilizados no último desafio do ano, frente ao Marítimo, para a Taça da Liga, Julen Lopetegui repetiu o onze com que iniciou a partida da jornada passada da Liga NOS, frente a Académica, no Estádio do Dragão. Em campo, estivam duas equipas muito próximas na classificação, bem distantes quer na filosofia quer no sistema de jogo: o FC Porto no tradicional 4-3-3, que procura chegar à baliza contrária com alas bem abertos; o Sporting no habitual 4-4-2 camaleónico, que constrói o jogo a partir dos dois médios centro.

O primeiro lance de real perigo da noite teve Aboubakar como protagonista: lançado por Danilo, fugiu dos centrais leoninos, mas viu Rui Patrício sair da área a afastar a bola (19m). O Sporting respondeu pouco depois, com mais êxito: livre cobrado na esquerda para a entrada fulgurante de Slimani, que adiantava o Sporting no marcador, sem hipóteses para Casillas (27m). Cinco minutos mais tarde, o guarda-redes espanhol era obrigado à primeira boa defesa na partida, num remate de fora da área de Bryan Ruiz (32m). Na resposta, Aboubakar teve nos pés o empate, quando apareceu sozinho na área, após combinação entre Danilo e Brahimi, mas a mancha de Patrício negou um golo que parecia certo (33m). Foi a melhor oportunidade de golo de uma primeira parte jogada com muita intensidade, em que os Dragões criaram alguns movimentos ofensivos pelos corredores, faltando-lhes apenas a ajuda do meio-campo, sempre muito bem marcado pelos lisboetas.

Na segunda parte, o FC Porto entrou apostado em chegar à igualdade, conseguiu uma circulação melhor da bola no meio-campo adversário, mas revelava algumas dificuldades na transição defensiva e em encontrar antídoto para as diagonais largas do Sporting. O jogo continuava a ser disputado num ritmo muito elevado, com muita luta a meio-campo, ainda que sem ocasiões de golo. Só aos 20 minutos, já com André André no lugar de Rúben Neves (54m), é que a bola chegou com perigo a uma das balizas, quando Casillas defendeu para canto um remate de Bryan Ruiz na recarga a um cabeceamento à trave de Slimani (55m).

Em desvantagem, Lopetegui voltou a mexer no xadrez: primeiro refrescou o ataque, substituindo Aboubakar por André Silva (71m), que se estreou com a camisola azul e branca em jogos da Liga; e mais tarde reforçou-o, colocando Tello no lugar de Herrera (81m). A estratégia do técnico não teve grandes efeitos práticos, porque quatro minutos depois, Slimani surgiu isolado em frente a Casillas, não tremeu e fez o segundo golo da noite (85m), resolvendo um jogo em que a eficácia fez claramente a diferença. A duas jornadas do fim da primeira volta, a luta pelo título está ao rubro.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/sporting_fcporto_1516.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover