«Consumidores de Amarante e Baião reclamam do sistema de faturação da água
09/01/2016, 15:09
Os consumidores de Amarante têm feito várias reclamações acerca do sistema de faturação da empresa Águas do Norte, entidade que explora e gere o sistema de águas da região do Noroeste, revelou a Delegação Regional Norte da DECO - Defesa do Consumidor.
A “ausência de envio de faturação durante largos meses, o desrespeito pela cobrança de consumos mensais com consequências na aplicação dos respetivos escalões, bem como a faturação excessiva” estão entre as situações mais reclamadas.
Segundo o Jornal A Verdade apurou surgiram queixas semelhantes por parte de consumidores do concelho de Baião.
Para a DECO “é essencial que os consumidores estejam atentos e exerçam os seus direitos”. Nesse sentido é recomendado que analisem a faturação emitida, “a fim de detetarem a presença de eventuais irregularidades, designadamente se estão a ser apresentados a pagamento períodos de consumo superiores a seis meses”.
“Deverão também os consumidores ter em atenção se o período faturado corresponde ou não ao período mensal. A regra é de que os consumos sejam cobrados por períodos de 30 dias, salvo se houver acordo do consumidor para que a faturação seja bimensal”, aconselha ainda a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
O Jornal A Verdade tentou recolher informações junto da empresa Águas do Norte mas, até ao momento, não obteve resposta.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/11811
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