04/01/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 81 vs S.L. Benfica 62 - Quarto período demolidor embalou o FC Porto para triunfo indiscutível sobre uma grande equipa do Benfica, no Dragão Caixa..

«DRAGÃO DE EXCELÊNCIA VENCE CLÁSSICO

Quarto período demolidor (27-11) embalou o FC Porto para triunfo indiscutível sobre o Benfica (81-62), no Dragão Caixa.

O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Benfica (81-62), no Dragão Caixa, em partida relativa à 14.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com uma grande exibição, os azuis e brancos somaram a 11.ª vitória em 13 jogos no campeonato e infligiram aos lisboetas a primeira derrota na prova.

Num Dragão Caixa bem composto e vestido a preceito para o regresso do clássico mais efervescente do basquetebol português, o FC Porto entrou ao seu melhor nível e rapidamente colocou em sentido a equipa lisboeta. Pedro Bastos mostrou o caminho com dois triplos consecutivos e os azuis e brancos partiram para um primeiro período de excelente nível, no qual também souberam forçar perdas de bola por parte do Benfica. Mais intensos e concentrados, os Dragões terminaram os primeiros dez minutos na frente (18-12).

Pese embora o Benfica ter surgido com outra atitude no segundo período, o FC Porto não perdeu lucidez nem serenidade e nunca permitiu aos lisboetas chegarem-se à frente no caminho para o intervalo. Mais eficaz no capítulo do lançamento e mais agressivo no momento de defender o próprio cesto, o colectivo portista soube segurar o ímpeto do Benfica e foi para o descanso justamente em vantagem (35-30), com Arnette Hallman (8 pontos e 3 ressaltos) a assumir o maior protagonismo individual.

O terceiro período, à semelhança do segundo, foi marcado pelo equilíbrio, mas o Benfica continuou sem encontrar soluções para tirar o FC Porto da liderança do marcador. Os primeiros cinco minutos do reatamento foram de domínio absoluto por parte dos Dragões e a vantagem subiu para a casa das dezenas (46-36), mas os lisboetas reagiram e voltaram a encostar (54-51), deixando tudo em aberto para o quarto e derradeiro período, no qual os Dragões arrasaram.

Um parcial demolidor de 16-0 nos primeiros cinco minutos catapultaram o FC Porto para o triunfo no primeiro clássico com o Benfica no Dragão Caixa na época de regresso à Liga Portuguesa de Basquetebol. A vencer por 70-51 a pouco mais de quatro minutos do final, os Dragões geriram o tempo e as emoções e não deixaram fugir uma vitória (81-62) que os aproxima da liderança, ainda em poder dos lisboetas, mas agora a um ponto de distância.

Numa partida em que foi o colectivo portista a fazer toda a diferença, importa também destacar as prestações individuais de Pedro Bastos (18 pontos), Miguel Queiroz (15 pontos e 4 ressaltos), de regresso após lesão, e Arnette Hallman (10 pontos e 5 ressaltos), alguns dos principais responsáveis por um dos triunfos mais concludentes do FC Porto em 2015/16, e, porque não, pela primeira derrota no Benfica neste campeonato. O Dragão Caixa, como sempre, também cumpriu a sua parte.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 81-62
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 1, 14.ª jornada
3 de Janeiro de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Luís Lopes, Nuno Monteiro e Hugo Antunes

FC PORTO: Brad Tinsley (7), Pedro Bastos, José Silva (6), Seth Hinrichs (6) e Nick Washburn (8)
Jogaram ainda: Albert Fontet (5), Arnette Hallman (10), Miguel Queiroz (15), André Bessa (4) e Ferrán Ventura (2)
Treinador: Moncho López

BENFICA: Mário Fernandes (2), Daequan Cook (8), Carlos Andrade (13), Jeremiah Wilson (7) e Ivica Radic (15)
Jogaram ainda: Nuno Oliveira (4), João Soares, Fred Gentry (13) e Tomás Barroso
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 35-30
Parciais: 18-12, 17-18, 19-21, 27-11.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Benfica-14a-jornada-1a-fase-LPB.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover