07/04/16

Portugal - O Convento ou Mosteiro de Seiça localiza-se na freguesia de Paião, Figueira da Foz; foi D. Afonso Henriques quem mandar construir o Mosteiro em louvor à Virgem Maria devido a um "milagre" recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.



«Convento de Seiça

O Convento ou Mosteiro de Seiça localiza-se na freguesia de Paião, Figueira da Foz. Foi D. Afonso Henriques quem mandar construir o Mosteiro em louvor à Virgem Maria devido a um "milagre" recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.

Os primeiros monges do convento foram os de Lorvão que naquele tempo pertenciam à ordem de São Bento.

D. Afonso Henriques faleceu em 1185, sem que a sua obra fosse concluída, mas o seu filho D. Sancho I deu-lhe continuidade, entregando o convento à ordem de S. Bernardo por esta ser considerada um "raro exemplo de virtude e Santidade".

Em Setembro de 1348, a peste negra fez com que o Mosteiro de Seiça sofresse muitas perdas entre religiosos e caseiros. Esta epidemia dizimou 150 religiosos em apenas 2 meses. Em 1513, D. Manuel ordena a reparação do Mosteiro por este se mostrar bastante degradado. Assim, a igreja foi ampliada e tornou-se numa das melhores das redondezas. Em finais do século XVIII, Frei Manuel de Figueiredo afirmou que o edifício do Mosteiro era regular e bom, "Com uma boa igreja e suficientes oficinas; e vinte e cinco celas, para acomodação dos religiosos, além da casa dos hóspedes".

O Mosteiro, após varias diligências efectuadas, não está classificado pelo IPPAR, encontrando-se num estado deplorável de degradação.» in https://sites.google.com/site/faceocultadeportugal/centro/convento-de-seica


[SIC 2015] Abandonados MOSTEIRO DE SEIÇA


(O Mosteiro de Santa Maria de Seiça na Figueira da Foz)


(O Mosteiro de Santa Maria de Seiça na Figueira da Foz)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover