08/04/16

Sociedade - Desde o Império romano que todas as noivas que davam o nó eram obrigadas a usar véu no dia do seu casamento, mas a verdade é que a cor utilizada estava longe de ser o branco.



Na época do Império Romano era tradição as noivas usarem um véu colorido como símbolo de proteção.

Desde o Império romano que todas as noivas que davam o nó eram obrigadas a usar véu no dia do seu casamento, mas a verdade é que a cor utilizada estava longe de ser o branco.

De acordo com o site Bustle, nesta época as noivas eram cobertas com um véu gigante, que as tapava da cabeça aos pés. O flammeum, propositadamente de cor vermelha ou amarela, tinha como objetivo fazer lembrar uma chama. O motivo? De forma a parecer que a noiva esta a arder afastando assim os maus espíritos que poderiam amaldiçoar esta união e futura vida a dois.

Para além disso, o peso, a extensão e a própria cauda do flammeum preveniam uma eventual fuga por parte da noiva caso desistisse do casamento.

Outro dos seus propósitos relacionava-se com o fator surpresa. Ou seja, este pano era colocado pelas noivas de forma a que o seu futuro marido só pudesse ver a sua face no final da cerimónia. Recorde-se que nesta época os casamentos arranjados eram uma prática bastante comum, sendo normal que os noivos não se conhecessem antes do dia do casamento.

Com o passar dos tempos a tradição do véu manteve-se mas foi sofrendo algumas modificações, como é o caso da cor do véu, que atualmente é branco e nalguns casos poderá ser mais curto.

Apesar de nos dias que correm as noivas mais tradicionais ainda adotarem o uso do véu durante a cerimónia religiosa, a verdade é que nos casamentos modernos este deixou de ser obrigatório, reduzindo-se apenas a uma questão de gosto.» in http://lifestyle.sapo.pt/moda-e-beleza/casamentos/artigos/porque-e-que-as-noivas-usam-veu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover