13/04/16

Desporto Boxe - O trágico final do combate no Estádio Nacional de Boxe de Dublin na Irlanda, com a morte do português João Carvalho "Rafeiro", na noite da passada segunda-feira, reacende o debate sobre os limites da violência de um desporto violento.



«Pode a morte do lutador português ser legal? 

Centenas de pessoas gritam, eufóricas, em torno de um ringue onde um homem bate noutro homem, já caído no chão, sem se defender. Centenas percebem depois que assistiram a um homicídio legal. Pode isso ser possível?

O trágico final do combate no Estádio Nacional de Boxe de Dublin, Irlanda, na noite da passada segunda-feira, reacende o debate sobre os limites da violência de um desporto violento.

Desde que as Artes Marciais Mistas (MMA) foram legalizadas em todos os estados norte-americanos, em 2001, morreram cinco atletas em combates profissionais.

Desde 2001, morreram cinco atletas em combates profissionais.

O português João Carvalho já faz parte desta estatística. Ainda em combate, mas já no chão, sem capacidade de defesa, sofreu nove murros do seu adversário, Charlie Ward, até o árbitro considerar que era suficiente. E a luta terminou. Os fãs ao rubro no estádio. Passadas 48 horas, João Carvalho morria no hospital de Beaumont.

Também assim morreram o congolês Booto Guylain, em 2014, após complicações de um hematoma no cérebro, e Tyrone Mims, em 2012. Assim morreram os norte-americanos Michael Kirkham (2010) e Sam Vasquez (2007), vítimas de hemorragias cerebrais.

As estas mortes somam-se pelo menos mais nove, no mundo dos combates amadores. Fora do ringue, três atletas perderam a vida no processo de perda de peso para os combates.

A morte do lutador português será agora alvo de uma investigação, mas dificilmente será criminalizada, uma vez que aconteceu no contexto de uma atividade desportiva e que, ainda por cima, goza de grande popularidade entre os seus adeptos e envolve um mercado que movimenta valores elevados. A própria equipa de João Carvalho já veio garantir publicamente que foram cumpridas todas as normas de segurança. Será isto suficiente para legitimar uma morte?

LUTADOR PORTUGUÊS MORTO LEVOU NOVE MURROS NA CABEÇA

As regras das MMA tem vindo a ser aperfeiçoadas ao longo dos anos, em parte, reagindo às suas próprias fatalidades. Mas o que agora volta a questionar-se são as fronteiras do que é aceitável num desporto que, por definição, implica várias técnicas de agressão de um ser humano sobre o outro.» in http://www.jn.pt/desporto/interior/pode-a-morte-do-lutador-portugues-ser-legal-5124246.html?utm_source=JNWebPush&utm_medium=OneSignal&utm_campaign=artigo


Lutador de MMA morre após duelo com Charlie Ward (Time McGregor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover