12/04/16

Óbitos - O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu, esta terça-feira, aos 77 anos.



«Morreu o ator Francisco Nicholson

O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu, esta terça-feira, aos 77 anos. O corpo do ator vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, na quarta-feira, a partir das 18 horas. O funeral realiza-se no dia seguinte.

O funeral de Francisco Nicholson realiza-se na quinta-feira, às 10.30 horas, e o corpo seguirá para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado.

Francisco Nicholson morreu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequência de complicações decorrentes de um transplante hepático a que foi submetido há uns anos, indicou a assessora de imprensa da Casa do Artista.

Francisco Nicholson começou a fazer teatro aos 14 anos, no antigo Liceu Camões, sob direção do encenador e poeta António Manuel Couto Viana, a convite do qual veio a pertencer ao Grupo da Mocidade, que integrou com, entre outros, Rui Mendes, Morais e Castro, Catarina Avelar e Mário Pereira.

FRANCISCO NICHOLSON ESCREVEU "VILA FAIA"

Estudou em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe.

No currículo, tem a autoria das novelas "Vila Faia", "Cinzas", "Origens", "Os Lobos" e "Ajuste de Contas", tendo também assinado várias revistas no teatro.

Em 2014, surpreendeu com o primeiro romance "Os mortos não dão autógrafos", que dedicou à mulher, a atriz e bailarina Magda Cardoso.» in http://www.jn.pt/cultura/interior/morreu-o-ator-francisco-nicholson-5122080.html



António Calvário - "Oração" - (Eurovision 1964 Portugal)


"Oração
António Calvário (Francisco Nicholson)
  
Senhor,
A teus pés eu confesso:
- senhor,
Meu amor maltratei!
Senhor,
Se perdão aqui peço,
Não mereço!
Senhor,
Meu amor desprezei
E pequei!
Perdão,
No entanto eu te imploro!
Senhor,
Tu, que és a redenção!
Eu sei que a perdi e que a adoro
E eu choro
Senhor,
Ao rogar seu perdão!
Senhor,
Eu confesso o perjúrio de tantas promessas!
Senhor,
Eu errei mas na vida
Encontrei a lição!
Senhor!
Eu t´ imploro, senhor, ó meu deus:
Não t´ esqueças da minha oração!
Senhor,
Ó bondade infinita, dai-me o seu perdão!
Amor
Por amor eu na vida jamais encontrara!
É tarde!
Caminho pela vida perdido na dor!
Senhor,
Este amor é mais puro que a jóia mais rara,
Que o mais puro amor!
Senhor
Se o amor é castigo,
Perdão meu senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover