04/04/16

Ambiente e Ecologia - A ilha de Nevis, nas Caraíbas, lançou um projecto para se tornar na primeira neutra em carbono do Planeta, de acordo com a Mother Nature Network.



«NEVIS PODE SER A PRIMEIRA ILHA NEUTRA EM CARBONO DO PLANETA 

A ilha de Nevis, nas Caraíbas, lançou um projecto para se tornar na primeira neutra em carbono do Planeta, de acordo com a Mother Nature Network. Hoje, os 12.000 habitantes da ilha recebem 90% da sua energia a partir de diesel importado, mas o objectivo é fazer uma transição completa para as renováveis nos próximos dez anos.

O projecto está a ser liderado pela Nevis Electricity Company (NEVLEC), uma ex-empresa pública que foi privatizada há 15 anos e que irá garantir 100% de energias renováveis até 2026. Em 2009, a empresa construiu um parque eólico que já gera 1.6 megawatts de energia para a ilha, mas novos planos estão ao virar da esquina.

Uma das grandes apostas será na energia geotérmica. É que Nevis, um território com 93 metros quadrados, tem um vulcão inactivo que ainda produz calor. Em parceria com a Nevis Island Administration (NIA) e a Nevis Renewable Energy Internatinal, a NEVLEC espera ter uma fábrica de energia geotérmica a funcionar já em 2017. Com 10 megawatt, a fábrica proporcionará mais do que a energia suficiente para toda a ilha e ainda poderá exportar para a vizinha São Cristóvão – Saint Kitts, em inglês.

Paralelamente, a NEVLEC assinou um contrato com a empresa de renováveis Omni Alpha para construir uma fábrica que transformará resíduos em energia, através de painéis solares, o que irá resolver o problema de lixeiras na ilha.» in http://greensavers.sapo.pt/2016/04/04/nevis-pode-ser-a-primeira-ilha-neutra-em-carbono-do-planeta-com-fotos/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover