12/05/16

Portugal - As Berlengas, um dos paraísos selvagens de Portugal, situa-se a aproximadamente seis milhas a oeste do Cabo Carvoeiro, sendo que o arquipélago é constituído por três ilhas, Berlenga Grande, Estelas e Farilhões e é apenas na primeira que existe ocupação humana, ainda assim bastante reduzida.



«Berlengas, o paraíso está mesmo aqui ao lado
12 Maio 2016

As Berlengas, um dos paraísos selvagens de Portugal, situa-se a aproximadamente seis milhas a oeste do Cabo Carvoeiro.

O Este pequeno paraíso, a poucos quilómetros de Peniche, tem algumas das praias mais bonitas do nosso país, fazendo o nosso imaginário ser transportado para as praias tropicais de Cabo Verde, México, ou Tailândia. Mas estas praias maravilhosas são mesmo em Portugal.

A ilha da Berlenga Grande é especialmente bela pela escassa presença humana. Num antigo mosteiro do séc. XVI há hoje um restaurante. No cimo da ilha pode admirar-se o Farol Duque de Bragança, e descendo do Farol, encontra-se o belíssimo Forte de São João Baptista. Uma imagem que não se esquece com facilidade e que eternizamos nas centenas de fotografias tiradas.

Inúmeras espécies de aves habitam e nidificam na ilha, como por exemplo o Corvo-marinho-de-crista, mas sem dúvida que a espécie reinante é a gaivota, que no Verão protege e alimenta as suas crias de forma devota, como só as mães compreendem.

Para chegar a este paraíso é necessário navegar as 7,5 milhas que separam a ilha do porto, logo ao lado do Forte de Peniche, pelas águas agitadas do Atlântico. Mas vale a pena. Para explorar a ilha convenientemente há que caminhar, percorrendo os trilhos de observação, respeitando sempre a natureza e os seus habitantes permanentes. Afinal, nós é que somos os convidados deste santuário de vida selvagem. Há ainda a possibilidade de fazer pequenos passeios em lancha com fundo de vidro pelas grutas da ilha, contemplando a transparência da água.

Uma viagem às Berlengas é inesquecível e, para além das belas praias, há muito encantos para descobrir. Basta disponibilizar-se para explorar este pedaço de território à beira mar plantado.» in http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/berlengas-o-paraiso-esta-mesmo-aqui-ao-lado


(Ilha das Berlengas)


(Nunca fui às Berlengas)


(PENICHE: BERLENGA LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE)

Sem comentários:

Enviar um comentário