26/05/16

Viana do Castelo - A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, integrar uma candidatura conjunta da região Norte aos fundos do Portugal 2020 que prevê um investimento de dois milhões de euros na valorização do Caminho de Santiago pelo litoral.



«Norte de Portugal quer valorizar Caminhos de Santiago

A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, integrar uma candidatura conjunta da região Norte aos fundos do Portugal 2020 que prevê um investimento de dois milhões de euros na valorização do Caminho de Santiago pelo litoral.

O acordo de parceria, assinado hoje em reunião ordinária do executivo municipal, estabelece as formas de cooperação com mais nove municípios abrangidos pelo percurso religioso até Santiago de Compostela na Galiza.

Além de Viana do Castelo, são parceiros no projeto "Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa" os municípios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia, Matosinhos e Porto.

No final da reunião camarária, e questionado pelos jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa explicou que a candidatura conjunta "vai ser apresentada até final de maio ao Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020.

O autarca socialista adiantou que o montante previsto na candidatura, cerca de dois milhões de euros, será aplicado "na consolidação do traçado para que seja rigoroso, consensual e de valor patrimonial, na realização de algumas obras reabilitação, na sinalização, na criação de um sítio na internet, material gráfico, na promoção, e na contratação de consultoria para continuar a aprofundar os conhecimentos sobre o Caminho de Santiago pela Costa". "Este é um valioso veículo de promoção turística destes dez concelhos", sustentou.

O autarca explicou que a candidatura conjunta que vai agora ser formalizada resultou de "um trabalho desenvolvido pelos pelouros da Cultura dos dez municípios abrangidos pelo traçando", elogiando a "enorme vontade de todos em requalificar, valorizar e promover aquele caminho".

"Trata-se de um trabalho de grande rigor, de investigação por parte técnicos dos dez municípios para que este trabalho fosse bem sustentado. Um trabalho que envolveu técnicos da Área Metropolitana do Porto e das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Cávado e Ave e do Alto Minho que foi validado pela Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e da Junta da Galiza", realçou.

José Maria Costa sublinhou que, em Viana do Castelo, a autarquia pretende valorizar "o mais antigo testemunho dos Caminhos de Santiago de Compostela pela Costa".

São dois documentos arqueológicos datados do ano 862 que atestam a existência do Caminho de Santiago pelo litoral e que se encontram na Igreja de Santiago, na freguesia Castelo de Neiva.

"É aí que foram encontrados, em 1931, aquando de obras na igreja paroquial, dois importantes documentos arqueológicos: uma ara votiva de período romano, dedicada às divindades dos caminhos e a inscrição de consagração da Igreja a Santiago datada do ano 862, sendo a consagração mais antiga ao apóstolo feita fora do território espanhol", sustentou. O Hospital Velho, na Praça da Erva, local emblemático já que o apoio aos viajantes era realizado através de uma rede assistencial que assentava no funcionamento de estalagens e hospitais" é outros dos locais que a autarquia vai privilegiar.» in http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/norte-de-portugal-quer-valorizar-caminhos-de-santiago


(Os caminhos de Santiago)


(Caminho de Santiago de Compostela, caminho Português)


(Caminho Português de Santiago de Compostela)


2 comentários:

  1. A Camara de viana e outras autarquias descobriram a galinha dos ovos de ouro. Ha muita boa gente a trabalhar desde 2004 com a revitalizacao e sinalizacao do Caminho portugues da Costa
    www.caminhosantiagoviana.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua participação e estou ao dispor de anunciar outras atividades neste âmbito.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover