02/05/16

Amarante Infraestruturas - Os utentes e os partidos de 'Os Verdes' e do Bloco de Esquerda estão contra a cobrança de portagens no Túnel do Marão (A4), que deverá ser inaugurado no próximo fim-de-semana.



«Utentes e partidos contra portagens no Túnel do Marão
Ontem 17:03 Nuno Miguel Silva com Lusa

Os utentes e os partidos de 'Os Verdes' e do Bloco de Esquerda estão contra a cobrança de portagens no Túnel do Marão (A4), que deverá ser inaugurado no próximo fim-de-semana.

A Comissão de Utentes da A4 reclamou hoje a abolição imediata de portagens na auto-estrada estrada A4 (Amarante/ Quintanilha/ Bragança), considerando que há condições políticas na Assembleia da República que podem viabilizar a proposta.

Em declarações prestadas à agência Lusa, o porta-voz da Comissão de Utentes da A4, Nuno Bilber, disse que a introdução de portagens auto-estrada A4 tem impactos negativos em toda a actividade económica da região.

"A introdução de portagens na A4 é limitadora do direito à mobilidade das populações e acesso aos serviços públicos, designadamente na saúde e justiça, com consequências no agravamento das assimetrias regionais", justificou.

A tomada de posição foi assumida numa altura em que foi anunciada a abertura do túnel do Marão para o dia 7 de Maio e dado a conhecer o valor das portagens para atravessar a infra-estrutura rodoviária que liga Amarante a Vila Real.

As portagens no Túnel do Marão, que ligará Amarante a Vila Real, vão custar entre os 1,95 euros para os veículos de classe 1 (ligeiros) e os 4,90 euros para os de classe 4 (pesados).

As portagens a praticar na Autoestrada do Marão são ainda de 3,40 euros (classe 2) e 4,40 euros (classe 3).

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou que entregou na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a abolição das portagens na auto-estrada A4.

O PEV defende também que não sejam instalados novos pórticos na A4, em toda a sua extensão, que serve os distritos de Vila Real e de Bragança.

Na sexta-feira, também o Bloco de Esquerda entregou no parlamento três projetos de resolução em que recomenda ao Governo a abolição das taxas de portagem nas autoestradas A4 (Porto/Quintanilha/Bragança), A24 (Viseu/Chaves) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso).» in http://economico.sapo.pt/noticias/utentes-e-partidos-contra-portagens-no-tunel-do-marao_248534.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover