28/05/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 98 vs S.L. Benfica 89 - Vitória claro dos Dragões, no jogo três da final da LPB, no Dragão Caixa, pode valer decisão este sábado, novamente no Porto.



«DRAGÕES ESTÃO A UMA VITÓRIA DO TÍTULO NACIONAL

Vitória por 98-89, no jogo três da final da LPB, no Dragão Caixa, pode valer decisão este sábado, novamente no Porto.

O FC Porto colocou-se esta sexta-feira a uma vitória de conquistar o seu 12.º título nacional, após bater o Benfica por 98-89, no Dragão Caixa. A final da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputada à melhor de cinco encontros, pode ficar definida já este sábado, às 21h00, no jogo quatro da série, com o pavilhão já esgotado e transmissão em direto no Porto Canal. Esta época, os azuis e brancos ainda não perderam em casa frente ao grande rival e voltaram a mostrar neste jogo três a sua força coletiva: cinco jogadores acima dos dez pontos (Troy DeVries, Brad Tinsley, Nick Washburn, Miguel Queiroz e Albert Fontet), uma percentagem excelente de lançamento de campo (54,8 por cento), mais ressaltos (39 contra 36) e liderança do marcador durante quase 37 dos 40 minutos da partida.

Apoiado pelo público, o FC Porto teve um início muito forte, tendo conseguido no primeiro período 76,5 por cento de eficácia nos lançamentos de campo (face a 36,8 do Benfica) e, para além disso, apresentando maior intensidade defensiva do que o adversário, que no entanto ia sendo capaz de ganhar ressaltos para o segundo lançamento. Os Dragões chegaram a uma vantagem máxima de 14 pontos (29-15), após um parcial de 8-0, mas os forasteiros responderam na mesma moeda. E assim o primeiro período terminou com 33-24 no marcador.

As melhorias, especialmente defensivas, do Benfica continuaram no segundo período, o que permitiu aos encarnados passar pela liderança do marcador. Os Dragões adaptaram-se e souberam procurar também o jogo interior (com Fontet e Queiroz, em conjunto, a fazer 17 pontos na primeira parte). Ao intervalo, emergiam três americanos: Troy DeVries (dez pontos e quatro assistências) e Brad Tinsley (12 pontos e três assistências) do lado dos Dragões e Cook (20 pontos) do lado do Benfica.

O jogo estava complicado e o período de maior espetáculo terminou ao intervalo - agora era preciso conquistar a vitória ponto a ponto, detalhe a detalhe. Ainda para mais, Nick Washburn averbou a quarta falta ao terceiro minuto do terceiro período, o que limitava as opções interiores de Moncho López. A partida passou um período menos bonito, com uma série de turnovers dos Dragões (foram seis no terceiro período), mas o público soube perceber as necessidades da equipa e exultou com o afundanço de Brad Tinsley, na cara do gigante Radic, que passou o resultado para 72-64. À entrada dos últimos dez minutos, o marcador assinalava 74-67 a favor do FC Porto.

O momento decisivo do jogo durou dois espetaculares minutos, em que o FC Porto passou o resulado de 75-72 para 85-72, quando Jeremiah Wilson e Radic já tinham acumulado quatro faltas. Um roubo de bola de Pedro Bastos e um triplo de DeVries completaram o parcial de 10-0, obtido entre o segundo e o quarto minutos do último quarto. O Benfica passava a estar pressionado e já não conseguiu recuperar: ainda reduziu até aos cinco pontos de desvantagem, à entrada do último minuto, mas um lançamento de dois pontos com falta de Troy DeVries, a 38,5 segundos do final, resolveu definitivamente o encontro. O final feliz está perto, mas vai exigir muita luta e sacrifício.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 98-89
Liga Portuguesa de Basquetebol, playoffs, final, jogo 3
27 de maio de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Luís Lopes e Carlos Santos

FC PORTO: Troy DeVries (21), José Silva (6), Brad Tinsley (19), Nick Washburn (12) e Miguel Queiroz (13)
Jogaram ainda: Albert Fontet (13), Ferrán Ventura (5), Pedro Bastos (2), Arnette Hallman (7), André Bessa e João Gallina
Treinador: Moncho López

BENFICA: Ivica Radic (18), Jeremiah Wilson (10), Mário Fernandes (6), Daequan Cook (33) e João Soares (15)
Jogaram ainda: Tomás Barroso (6), Fred Gentry (1), Marko Loncovic e Nuno Oliveira
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 52-49
Parciais: 33-24, 19-25 , 22-18, 24-22.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol-fc-porto-benfica-lpb-2015-16-final-jogo-3.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover