11/05/16

Amarante Cultura - De 15 a 17 de Julho, nos espaços históricos de Amarante, haverá música ou cinema, na primeira edição do festival brasileiro MIMO em Portugal.



«MIMO Festival em Amarante com Pat Metheny, Tom Zé ou Farka Touré
PÚBLICO 10/05/2016 - 15:04

De 15 a 17 de Julho, nos espaços históricos de Amarante, haverá música ou cinema, na primeira edição do festival brasileiro MIMO em Portugal.

Serão no total mais de 33 concertos, filmes e encontros, onde figurarão Pat Metheny e Ron Carter, Tom Zé ou Vieux Farka Touré. É a primeira edição do brasileiro MIMO Festival em Portugal, mais concretamente em Amarante, de 15 a 17 de Julho.

O evento foi apresentado esta terça-feira à imprensa naquela cidade, ficando a saber-se que todos os espectáculos serão de entrada gratuita.  O festival, que acontece há cerca de treze anos em cidades históricas do Brasil, oferece concertos de música – para além dos nomes esta terça-feira anunciados, outros serão revelados nas próximas semanas – cinema, workshops, masterclasses e um evento denominado Chuva de Poesia.

O guitarrista Pat Metheny actuará com o contrabaixista Ron Carter, outra grande figura do jazz, num concerto exclusivo em Portugal, que passará por um restrito grupo de festivais e salas na Europa. O mesmo se aplica ao espectáculo do idiossincrático músico brasileiro Tom Zé, que já actuou várias vezes em terras portuguesas, mas que desta virá revelar em exclusivo a Amarante o seu último trabalho, Vira Lata na Via Láctea.  

O filho do lendário Ali Farka Touré, o virtuoso guitarrista maliano Vieux Farka Touré, será outro dos nomes em evidência, o mesmo sucedendo com Custódio Castelo, referência na renovação da guitarra portuguesa que, para além da carreira a solo, já se apresentou ao lado de Amália Rodrigues ou da brasileira Maria Bethânia. Irá apresentar o álbum Maturus.  

Outra das marcas do evento é a sua ligação ao património histórico-cultural. Nesse sentido muitas das actividades irão ser realizadas em espaços como as igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o parque Ribeirinho, o Centro Cultural ou a Casa Portela. No campo do cinema o destaque vai para uma mostra em torno de Tom Zé, que completa 80 anos, estando também previstas palestras ou workshops com alguns dos cabeças-de-cartaz do acontecimento.

O festival, no Brasil, realiza-se desde 2004 em Paraty, Ouro Preto ou Tiradentes – tendo chegado o ano passado ao Rio de Janeiro – exemplos de cidades que, segundo a organização, apontam para o futuro, preservando a sua memória. Foi essa mistura entre história e contemporaneidade que terá levado os organizadores à escolha de Amarante para o primeiro MIMO em Portugal, numa iniciativa que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante, com comparticipação financeira do programa Portugal 2020.» in https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/mimo-festival-em-amarante-com-pat-metheny-tom-ze-ou-farka-toure-1731539


(Pat Metheny - Kin - Live At The Five Angels Theater, New York / 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover