12/05/16

Cidade de Lisboa - Há uma semana, a Estátua de D. Sebastião que decorava a fachada da Estação do Rossio ficou totalmente destruída, depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias, mas foi encontrado um rei substituto no Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, em Lisboa.



«Há um segundo D. Sebastião e pode voltar à estação do Rossio
11 Mai, 2016 - 09:30

Estátua do monarca ficou totalmente destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias.

Há uma semana, a Estátua de D. Sebastião que decorava a fachada da Estação do Rossio ficou totalmente destruída, depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias. Mas foi encontrado um rei substituto no Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, em Lisboa.

O jornal “Público” escreve que existe uma peça idêntica guardada, até agora, no Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, nas antigas instalações do Palácio dos Condes de Penamacor.

Após a notícia da destruição da estátua, a direcção do instituto contactou a Infra-Estruturas de Portugal. "Sentimos que finalmente tínhamos encontrado o destino da estátua que aqui estava" e que foi recentemente encontrada numa arrecadação, descreve Fátima Sena e Silva, membro do conselho administração no instituto.
A mesma responsável confirma que especialistas na área do património já avaliaram a estátua do instituto.

O Palácio de Penamacor, actualmente instituto de oftalmologia, manteve durante muitos anos fortes ligações com a monarquia portuguesa e foi um dos locais de passagem de Edmund Bartissol, um dos engenheiros responsáveis pela obra da estação do Rossio, o que explica a posse da estátua do monarca.
Foi dado conhecimento do incidente, que ocorreu cerca das 23h50 de terça-feira, ao Ministério Público, uma vez que se trata de uma estátua que se encontra num edifício classificado como património nacional.

A estátua do rei D. Sebastião encontrava-se à entrada da estação do Rossio enquadrada por dois arcos em forma de ferradura, símbolo do mitológico cavalo branco em que, reza a lenda, o rei que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, irá regressar a Portugal montado, numa manhã de nevoeiro.» in http://rr.sapo.pt/noticia/53876/ha_um_segundo_d_sebastiao_e_pode_voltar_a_estacao_do_rossio


(Estação Ferroviária do Rossio)


(Estação do Rossio - Lisboa)


(Tentativa de selfie destrói estátua no Rossio, em Lisboa)


2 comentários:

  1. E o jovem responsável pela destruição da estátua, sai fresco e airoso deste lamentável incidente?

    ResponderEliminar
  2. E os entusiasmados do pontapé na bola, que se encavalitam inúmeras vezes na estátua do Marquês de Pombal, destruindo, partindo vandalizando o histórico monumento?

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover