03/05/16

Amarante Radioamadorismo - Radioamadores nacionais e de Espanha estiveram, no passado fim de semana, na cidade de Amarante para participar num encontro anual dedicado à prática daquela atividade de cariz técnico-lúdico em ambiente de natureza, nomeadamente nos pontos mais elevados do país.



«Amarante acolheu encontro de radioamadores portugueses e espanhóis
03/05/2016, 17:20

Radioamadores nacionais e de Espanha estiveram, no passado fim de semana, na cidade de Amarante para participar num encontro anual dedicado à prática daquela atividade de cariz técnico-lúdico em ambiente de natureza, nomeadamente nos pontos mais elevados do país.

O evento realizou-se no âmbito do programa internacional Summits on The Air (SOTA) que encoraja os entusiastas a deslocaram-se aos cumes de montes e serras para realizar contatos via rádio com outros radioamadores localizados um pouco por todo o mundo.

Este encontro foi organizado pela Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro (ARETD) e teve como palcos principais a Casa da Juventude de Amarante e a Serra do Marão.

Os Bombeiros Voluntários de Amarante (BVA) associaram-se ao evento, através de uma palestra que incidiu sobre questões de saúde pessoal em atividades lúdicas ao ar livre e como agir em diversos casos de emergência.

“Foi, de longe, a apresentação que maior atenção despertou na audiência”, explicou Paulo Teixeira, presidente da ARETD, salientado que a palestra, a cargo do Adjunto de Comando João Ribeiro e do Bombeiro de 1ª Luís Martins, recebeu o “elogio unânime” de todos os presentes.

“Reconhecemos que, neste caso do radioamadorismo praticado ao ar livre, a componente técnica recebe muita atenção mas pouco se diz sobre acidentes e lesões ou como proceder em casos de emergência médica. Os BVA foram o parceiro ideal para nos ajudar a colmatar essa lacuna, pois acreditamos que temos neste corpo não só dos mais experientes bombeiros da região como também indivíduos que conhecem muito bem os locais que frequentamos e os perigos a eles associados”, adiantou o dirigente associativo.

No âmbito do programa SOTA, os “ativadores” deslocam-se, sem o recurso de qualquer veículo motorizado, ao topo de um conjunto de serras previamente designadas numa base de dados internacional. Uma vez atingido aquele ponto, procedem à montagem de uma estação portátil de telecomunicações que lhes permite transmitir com outros radioamadores em todo o mundo.

Na região do Baixo Tâmega, e ao seu redor, existem vários cumes referenciados neste programa, nomeadamente as serras do Marão, Alvão, Aboboreira e Montemuro.

“É uma atividade que desafia as capacidades físicas e mentais de quem a pratica”, sublinha ainda o presidente da ARETD, salientando que, por outro lado, dado a sua natureza a modalidade do SOTA tem grande potencial para promover as regiões.

Nesse sentido, a associação, sediada em Amarante, aproveitou a ocasião do encontro para anunciar a disponibilidade de um kit de equipamento para encorajar outros radioamadores, devidamente credenciados, a ativarem os cumes da região.

“A ideia surgiu depois de um colega nosso, espanhol, ter ficado com todo o seu equipamento retido no aeroporto, por causa das regras de transporte de baterias. Um dos nossos sócios foi ao Porto, deu-lhe uma boleia até aos cumes e ainda lhe emprestou a sua própria estação portátil”, adiantou Paulo Teixeira, concluindo:

“Neste momento podemos emprestar tudo menos o rádio mas esperamos que, no futuro, possamos incluir esse elemento mais dispendioso no kit. Contudo, acreditamos que ao disponibilizar os componentes mais problemáticos em termos de transporte aéreo (bateria, antena e suportes) seja suficiente para atrair mais radioamadores e as suas famílias ao território”.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12548?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover