29/05/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 93 vs S.L. Benfica 85 - FC Porto assegurou este sábado o 12.ª Campeonato Nacional, após vitória clara sobre o Benfica.



«CINCO ANOS DEPOIS, O TÍTULO VOLTA AO DRAGÃO

FC Porto assegurou este sábado o 12.ª Campeonato Nacional, após vitória por 93-85 sobre o Benfica.

O FC Porto sagrou-se este sábado, pela 12.º vez, campeão nacional de basquetebol, após bater o Benfica por 93-85, no Dragão Caixa, no quarto jogo da final da Liga (3-1). Os portistas garantiram o título no primeiro ano do regresso ao escalão máximo, após três anos de projeto Dragon Force, com dois triunfos na Proliga e uma forte aposta nos jovens portugueses, o que se revelou o trajeto mais adequado para voltar aos êxitos. E não há como não destacar neste primeiro parágrafo o trabalho de Moncho López, que era o treinador do último título, em 2010/11, e que montou aquela que é claramente a melhor equipa portuguesa, no sentido mais coletivo da palavra.

O primeiro período terminou com o Benfica na frente, por três pontos. O FC Porto até liderou durante mais tempo, muito graças aos triplos de Troy Devries (quatro lançamentos convertidos em cinco tentados), mas os lisboetas estiveram defensivamente mais empenhados do que na véspera e até apresentaram uma surpresa: Carlos Andrade, dado como inapto até ao fim do campeonato, entrou em campo após oito minutos.

Os Dragões permitiram vários lançamentos sem grande oposição no primeiro quarto, mas surgiram mais concentrados no segundo, regressando à liderança do marcador com um triplo de Ferrán Ventura (32-29) e completando depois um parcial de 14-6 em quatro minutos e meio (36-31), o que forçou o treinador do Benfica a pedir um time out. Os lisboetas usaram depois uma defesa à zona, mas o FC Porto chegou ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (45-39), graças a um segundo triplo de Ferrán e sendo também de destacar os 100 por cento de aproveitamento na linha de lance livre (seis em seis).

O terceiro período começou muito bem para os azuis e brancos, que chegaram a ter uma vantagem de 15 pontos (60-45 e 62-47). Nick Washburn, autor de oito pontos e com um papel igualmente determinante a nível defensivo, foi um dos destaques do coletivo azul e branco, que enfrentou alguns problemas perante a defesa zona do Benfica; no ataque, os forasteiros confiavam bem mais em ações individuais e Cook, apesar de menos inspirado do que na sexta-feira, devolveu alguma esperança à sua equipa, com um triplo em cima da buzina para o último período (66-58).

Surgiu algum nervosismo no último quarto e, após Nick Washburn perder a bola numa má reposição, Moncho López pediu um desconto de tempo. Miguel Queiroz respondeu com um triplo (e falta) em cima do final do tempo de ataque, devolvendo uma vantagem de dois dígitos (76-66). Os Dragões não mais permitiram que o Benfica se aproximasse no marcador, não tremendo na linha de lance livre, quando os encarnados tentaram o recurso às faltas. A festa era azul e branca e muito dos adeptos, que foram essenciais neste percurso, nomeadamente nos dois encontros caseiros da final.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 93-85
Liga Portuguesa de Basquetebol, playoffs, final, jogo 4
28 de maio de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Fernando Rocha e Sérgio Silva

FC PORTO: Troy DeVries (23), José Silva (6), Nick Washburn (17), Miguel Queiroz (11) e Pedro Bastos (2)
Jogaram ainda: Brad Tinsley (9), Albert Fontet (10), Arnette Hallman (5), Ferrán Ventura (10), André Bessa e João Gallina
Treinador: Moncho López

BENFICA: Ivica Radic (20), Jeremiah Wilson (22), Mário Fernandes (4), Daequan Cook (24) e João Soares (5)
Jogaram ainda: Tomás Barroso (8), Carlos Andrade (2) e Fred Gentry
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 45-39
Parciais: 22-25, 23-14 , 21-19, 27-27.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol-fc-porto-benfica-lpb-final-jogo-4.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover