04/05/16

Astronomia - O mês de maio traz alguns fenómenos astronómicos de destaque, entre eles a passagem de Mercúrio à frente do sol e Portugal está entre os países em melhor posição para assistirem à “viagem”.



«Céu “agitado” em maio: Mercúrio passa pelo Sol e Marte está mais perto da Terra

O mês de maio traz alguns fenómenos astronómicos de destaque, entre eles a passagem de Mercúrio à frente do sol. Portugal está entre os países em melhor posição para assistirem à “viagem”.

O acontecimento em questão chama-se “trânsito”, algo que sucede quando um corpo celeste parece passar à frente de outro, para quem está a ver o fenómeno a partir da Terra ou da Estação Espacial, explica a NASA. Neste caso está em questão o trânsito de Mercúrio, “marcado” para o próximo dia 9 de maio.

O pequeno planeta surgirá como um reduzido ponto negro numa “viagem” de sete horas e meia, que vai poder ser vista em grande parte do mundo, com Portugal a fazer parte do conjunto de países melhor posicionados.  

A Agência Espacial norte- americana explica o acontecimento que só se repetirá no final de 2019 e deixa alguns conselhos sobre o cuidado a ter para quem quiser assistir.

Mais para o final do mês será a oportunidade de Marte brilhar no céu, quando o planeta vermelho estiver no ponto mais próximo da Terra dos últimos 11 anos.  Um fenómeno a que se poderá assistir de 18 de maio a 3 de junho, mas cuja "apoteose" acontece a 30 de maio.» in http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/ceu_agitado_em_maio_mercurio_passa_pelo_sol_e_marte_esta_mais_perto_da_terra-47237wcb.html


(Trânsito de Mercúrio Maio de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover