19/05/16

Espaço - Um novo estudo da NASA sugere que Europa, a lua gelada do planeta Júpiter, pode conter a composição química necessária para suportar vida.



«Lua de Júpiter pode ter o “equilíbrio” certo para suportar vida


Cientistas da NASA compararam a capacidade para produzir hidrogénio e oxigénio – dois elementos chave na existência de vida como a conhecemos – com a da Terra e descobriram que a lua de Júpiter pode ter mais em comum com o nosso planeta do que parecia.

Um novo estudo da NASA sugere que Europa, a lua gelada do planeta Júpiter, pode conter a composição química necessária para suportar vida.

Embora não exista atividade vulcânica hidrotermal, o oceano salgado abaixo da superfície desta lua de Júpiter pode reunir as condições para a existência de vida, descobriram os autores do estudo, publicado esta semana no jornal científico Geophysical Research Letters.

"Estamos a analisar um oceano alienígena recorrendo a métodos desenvolvidos para compreender o movimento da energia e nutrientes nos sistemas da própria Terra”, explica Steve Vance, cientista da NASA e coautor do estudo.

"O ciclo de oxigénio e hidrogénio no oceano de Europa será um importante componente para a química dos oceanos de Europa e de qualquer forma de vida existente neles, assim como o é na Terra".

Muitas das formas de vida básicas no nosso planeta prosperam próximo das quentes chaminés vulcânicas no fundo do oceano, mas ainda não há certezas de que exista atividade semelhante nos oceanos subterrâneos da lua gelada de Júpiter.» in http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigo/lua_de_jupiter_pode_ter_o_equilibrio_certo_para_suportar_vida-47468plv.html


(Futura exploração da lua de Júpiter, Europa)


(As luas de Júpiter)


(MISSÃO EUROPA - VIAGEM PARA A LUA DE JÚPITER)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover