27/05/16

Amarante Educação - O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, assumiu, hoje, em conferência de imprensa que o município é contra a decisão do Ministério de Educação em relação ao Externato de Vila Meã e que lutará em defesa da instituição.



«Município de Amarante promete lutar pela continuidade do Externato de Vila Meã
27/05/2016, 21:42

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, assumiu, hoje, em conferência de imprensa que o município é contra a decisão do Ministério de Educação em relação ao Externato de Vila Meã e que lutará em defesa da instituição.

A indignação da comunidade escolar, dos comerciantes locais e da população em geral deve-se ao facto de o Externato no próximo ano letivo não ter contratos de associação para turmas de início de ciclo e, em dois anos, terminar todos os que tem. Desse modo, Vila Meã e toda a zona envolvente que inclui Travanca, Mancelos e Figueiró Santiago e Sta. Cristina- de onde são provenientes mais de 80% dos alunos- ficará sem cobertura escolar, sendo-lhes oferecidas, como opção, as escolas de Lousada e Marco de Canaveses.

A Câmara Municipal de Amarante mostra-se revoltada com a decisão do Governo e aponta dois grandes motivos para a continuidade da instituição: primeiro é que ao longo de quase 40 anos o município de Amarante nunca reivindicou, nem investiu, numa escola pública em Vila Meã porque o Externato sempre deu todas as garantias de uma oferta elevada qualidade na lógica do ensino público e o segundo motivo prende-se com a deslocação dos alunos para as escolas de Lousada e Marco de Canaveses sem nunca o município de Amarante ter sido consultado.

Para José Luís Gaspar esta decisão tratará problemas de mobilidade aos alunos e esvaziará o concelho, repercutindo grande prejuízo para as famílias e para a economia em geral. “Este é um ato de profunda desonestidade política e que configura uma enorme falta de respeito pela soberania local. Consideramos esta decisão precipitada, injusta e incoerente”.

No próximo dia 3 de junho o presidente da Câmara reunirá com a tutela para esclarecimento da situação e apresentar os motivos que levam o município a lutar pela continuidade do Externato.

O Externato de Vila Meã tem cerca de 1600 alunos do 2º e 3º ciclos e secundário e comemorou no ano passado 50 anos de vida. Em 2015 foi ainda distinguido com o Prémio de Excelência e Mérito pelo Ministério da Educação como uma das três melhores escolas do Norte de Portugal e uma das 11 melhores do país.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12675

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover