15/03/16

Religião - Madre Teresa de Calcutá vai ser canonizada no dia 4 de Setembro, anunciou o Papa Francisco esta terça-feira durante o consistório ordinário convocado em Roma para votar cinco causas de canonização.



«Madre Teresa de Calcutá canonizada a 4 de Setembro

"A santa das sarjetas", como era conhecida pelo trabalho em Calcutá, morreu em 1997, com 87 anos. Não foi ainda divulgado se a cerimónia terá lugar em Roma ou na Índia.

Madre Teresa de Calcutá vai ser canonizada no dia 4 de Setembro, anunciou o Papa Francisco esta terça-feira durante o consistório ordinário convocado em Roma para votar cinco causas de canonização. A partir dessa data será Santa da Igreja Católica.

A freira albanesa laureada com o prémio Nobel dedicou a sua vida aos mais pobres dos mais pobres e vai ser canonizada pela Igreja Católica depois da aprovação de Francisco, que reconheceu a cura de um homem que sofria de vários tumores cerebrais.

As provas testemunhais durante o processo de estudo do caso referem que as pessoas próximas do doente rezaram muito a Madre Teresa, de quem a respectiva esposa era especialmente devota.

Madre Teresa morreu em 1997, com 87 anos, e era conhecida como "a santa das sarjetas" pelo trabalho que desenvolveu em Calcutá. Não foi ainda divulgado se a cerimónia de canonização terá lugar em Roma ou na Índia.

Além de Madre Teresa, são assinados esta terça-feira os decretos para a canonização de Estanislau de Jesus Maria da Polónia (1631-1701), fundador da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria; José Sánchez del Río, mexicano (1913-1928), martirizado aos 14 anos durante a perseguição religiosa no México; José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como o ‘Cura Brochero’, que percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX; a sueca Maria Elisabeth Hesselblad (1870-1957), fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida.

Uma mulher apaixonada

O confessor de Madre Teresa esteve em Lisboa em 2012, altura em que, em entrevista à Renascença, fez uma descrição da mulher heróica e explicou o processo para a causa de canonização.

O sacerdote canadiano Brian Kolodiejchuk conheceu Madre Teresa de Calcutá no final dos anos 70 quando se juntou a um grupo de contemplativos que a freira tinha acabado de fundar. Acabou por integrar também o ramo sacerdotal da ordem dos Padres Missionários da Caridade e tornou-se confessor e confidente da superiora.

Tendo-a conhecido tão profundamente, não duvidou em descrevê-la como uma mulher apaixonada: “Uma breve descrição de Madre Teresa pode ser de uma mulher fortemente apaixonada por Jesus. Considerava-se esposa de Jesus. Pude constatar isso em 20 anos de convívio com ela."

"Ela vivia mesmo este amor apaixonado por Jesus e agora descobrimos que o viveu de modo puro e despojado, ou seja, estava tão profundamente unida a ele que ele partilhou com ela a sua dor e sofrimento", lembrou.

Inés Gonxha Bojaxhiu, nome de Madre Teresa, nasceu a 26 de Agosto de 1910 em Skopje, capital da actual república da Macedónia, no seio da comunidade albanesa, e foi beatificada em 2003 depois de o Vaticano ter reconhecido como um milagre a cura de um tumor no abdómen de uma mulher indiana depois de colocar um medalhão com uma foto da freira.

Durante meio século levou a cabo um trabalho social em Calcutá com as Missionárias da Caridade, a congregação que fundou depois de uma experiência mística e, em 1979, foi distinguida com o Nobel da Paz.

As Missionárias da Paz contam hoje com cerca de 4.500 religiosas que trabalham em mais de 130 países, onde têm 710 casas para assistir os mais pobres e doentes.» in http://rr.sapo.pt/noticia/49352/madre_teresa_de_calcuta_canonizada_a_4_de_setembro?utm_source=rss



(El Legado de la Madre Teresa de Calcutá)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover