30/03/16

Desporto Futebol - Portugal 2 vs Bélgica 1 - A Seleção Nacional recuperou sinais positivos ao derrotar uma Bélgica que, mesmo privada de várias figuras, reúne um grupo valioso para encarar a presença no Euro2016.



«Portugal-Bélgica, 2-1 (crónica)

O mesmo palco, outro conforto

A Seleção Nacional recuperou sinais positivos ao derrotar uma Bélgica que, mesmo privada de várias figuras, reúne um grupo valioso para encarar a presença no Euro2016.

O resultado é secundário, até pelas circunstâncias que envolveram o jogo, mas a exibição lusa, sobretudo na primeira parte, permite relativizar muitos dos problemas surgidos frente à Bulgária, também em Leiria.

Veja quem jogou e confira aqui o ao minuto do jogo

No fundo, o jogo com a Bélgica permitiu reforçar a ideia de que em jogos contra adversários de valor idêntico ou até superior, o modelo de jogo que Fernando Santos tem implementado mostra-se mais confortável. A diferença não esteve apenas na eficácia.

Courtois a brilhar cedo

A Bélgica até entrou a tentar pegar no jogo, mas aos 13 minutos já Courtois tinha feito o suficiente para ser uma das figuras do encontro. Fantástico o guarda-redes belga, primeiro com uma dupla intervenção a remates de João Mário e Adrien, mas sobretudo a negar os golos a Nani e Cristiano Ronaldo (13m), com o cabeceamento do capitão português desviado ainda para a trave.

Mas dinâmico e fluído, com espaço para desequilibrar, o ataque português lá levou a melhor. André Gomes serviu Nani para o primeiro golo do encontro (20m) e João Mário cruzou milimetricamente para Ronaldo voltar a festejar pela equipa das quinas, nove meses e meio depois (40m).

Pelo meio a seleção portuguesa ainda criou mais duas ocasiões em contra-ataque, enquanto que a Bélgica só incomodou Rui Patrício uma vez, com um remate de Mertens (37m).

Quebra no banco

Iniciada ao intervalo com Renato Sanches e Bernardo Silva, a corrente de substituições acabou por amarrar a exibição lusa, que caiu consideravelmente na segunda parte. Nani e Cristiano Ronaldo saíram ao minuto 61 e logo a seguir a Bélgica chegou ao golo numa combinação de irmãos: Jordan Lukaku cruzou da esquerda para Romelu aparecer entre os centrais lusos a cabecear.

O empate esteve próximo ao minuto 81, com um remate de Naingollan que saiu bem perto do poste da baliza de Rui Patrício, que já antes tinha sido testado pelo médio belga na sequência de um livre.

Ricardo Quaresma teve depois uma excelente ocasião para marcar, mas o remate de trivela saiu muito torto, confirmando o desacerto luso na etapa complementar, extensível a Éder e a todos os elementos que saíram do banco mas sentiram dificuldades para entrar verdadeiramente no jogo.» in http://www.maisfutebol.iol.pt/selecao/fernando-santos/portugal-belgica-2-1-cronica


(Portugal 2 x 1 Bélgica - Gols & Melhores Momentos - 29/03/2016 HD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover