03/03/16

Criminalidade - O ex-presidente do Benfica Manuel Damásio foi detido na manhã desta quinta-feira pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de branqueamento de capitais e tráfico de influências.



«Manuel Damásio detido Detenção no âmbito da operação Rota do Atlântico. 
Por Eduardo Dâmaso, Sérgio A. Vitorino 

O antigo presidente do Benfica Manuel Damásio, detido hoje no âmbito da Operação Rota do Atlântico, já se encontra nas instalações do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) para ser inquirido, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo. Segundo a mesma fonte, Manuel Damásio fez-se acompanhar de dois advogados de defesa. 

O ex-presidente do Benfica Manuel Damásio foi detido na manhã desta quinta-feira pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de branqueamento de capitais e tráfico de influências. 

O empresário do setor imobiliário, de 75 anos, foi apanhado no âmbito da operação Rota do Atlântico, que já havia detido no dia 3 de fevereiro o ex-empresário de futebol José Veiga e Paulo Santana Lopes, seu sócio e irmão do antigo primeiro ministro. A detenção esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DCIAP). 

A investigação iniciou-se no final do ano de 2014. De acordo com a PJ, Manuel Damásio vai ser apresentado ainda esta quinta-feira a Tribunal Central de Instrução Criminal, ao juiz Carlos Alexandre, para primeiro interrogatório judicial. 

Manuel Damásio é suspeito de ter auxiliado José Veiga num gigantesco esquema de branqueamento de capitais, servindo de ‘testas de ferro’ para figuras do regime da República do Congo – onde Veiga estava emigrado desde 2009 e onde tinha negócios milionários. 

Venda do Hotel Intercontinental 

Em causa, tal como o CM avançou a 4 de fevereiro, estará a venda por Damásio do Hotel Intercontinental do Estoril. 

A PJ realizou buscas nessa unidade hoteleira, precisamente na suite onde vive Manuel Damásio. Em causa estão ainda comissões recebidas por José Veiga com origem em negócios do petróleo do Congo, onde o ex-diretor geral do Benfica representava uma multinacional brasileira da área da construção. 

É ainda investigada a tentativa de aquisição do Banco Internacional de Cabo Verde, ao Novo Banco, como testas de ferro. 

O objetivo seria o de controlarem um banco para procederem ao branqueamento de milhões de euros não declarados – com origem na compra e revenda de petróleo e em esquemas de corrupção nas obras públicas do Congo. 

José Veiga está em prisão preventiva na cadeia anexa à PJ de Lisboa. O seu sócio Paulo Santana Lopes encontra-se em prisão domiciliária até prestar uma caução de um milhão de euros, momento a partir do qual ficará em liberdade plena. 

Manuel Damásio, de 75 anos, foi presidente do Benfica entre 1994 e 1997, sucedendo a Jorge de Brito e sendo sucedido por João Vale e Azevedo. Foi campeão nacional um ano (1993/94) e venceu uma taça de Portugal (1995/96). É casado com Margarida Prieto. 

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/manuel_damasio_detido.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover