11/03/16

Arquitetura - O castelo original, do século IX, é uma das muitas ruínas que encimam as colinas da Andaluzia, para a sua recuperação, o arquitecto Carlos Quevedo fez erguer uma estrutura quadrangular em betão branco, que recupera aquela que seria a forma original da fortaleza, contra a qual são visíveis as paredes e pedras que sobreviveram ao passar do tempo.


 

«Será esta a pior forma de restaurar um castelo? Em Espanha há quem ache que sim

As obras no castelo de Matrera, no sul de Espanha, deixaram muito habitantes locais estupefactos - para não dizer furiosos ou simplesmente tristes.

O castelo original, do século IX, é uma das muitas ruínas que encimam as colinas da Andaluzia. Para a sua recuperação, o arquitecto Carlos Quevedo fez erguer uma estrutura quadrangular em betão branco, que recupera aquela que seria a forma original da fortaleza, contra a qual são visíveis as paredes e pedras que sobreviveram ao passar do tempo.

É o contraste entre os novos materiais, usados para consolidar a ruína e recuperar a forma, e os antigos que deixou muita gente em choque, incluindo uma associação espanhola de defesa do património, a Hispania Nostra: "Não é preciso fazer comentários, basta olhar para as fotografias. Há estrangeiros que nos escreveram dizendo que não conseguem perceber que estas loucuras - que se podem descrever melhor como 'massacres' do património - continuem. E é o que são, de facto."

Em declarações ao The Guardian, o arquitecto Carlos Quevedo defende-se: "O projecto teve três objectivos principais: consolidar estruturalmente os elementos que estavam em perigo; diferenciar o que foi acrescentado daquilo que faz parte da estrutura original - evitando assim as reconstruções imitativas que são proibidas por lei; e recuperar o volume, textura e tonalidade que a torre terá tido originalmente".

Nas redes sociais, os comentários e críticas sucederam-se, e algumas pessoas chegam a comparar a intervenção à célebre e anedótica recuperação do quadro "Ecce Homo" numa igreja de Borja, feita por uma mulher devota e bem intencionada, que animou as notícias no verão de 2012. A forma como Espanha recupera - ou destrói - o seu património arquitectónico tem gerado debates e polémicas intensas.

Spain, plz stop! You're drunk. The Matrera castle Cádiz before & after the renovation. pic.twitter.com/y29uws2hBf

— gabi angeleti (@gabiangeleti) March 10, 2016» in http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_03_10_2076933054_sera-esta-a-pior-forma-de-restaurar-um-castelo--em-espanha-ha-quem-ache-que-sim




(Castelo de Matrera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover