07/03/16

Política Nacional - O meu Colega e Amigo, Professor Guilherme Koehler, cita o grande Fernando Pessoa, acerca do rumo da política nacional de então e da sua ligação à atualidade...



«Um sistema político inaplicável, estrangeiro e uma classe ineducada para governar.

“Um partido político, a ser são, tende a não agir, o que é uma contradição com o próprio conceito de partido político; a agir terá de se integrar nos modos de acção do meio, tinha na expressão mais moral que se adaptar ao meio.

Quais foram, porém, os efeitos esperáveis da aplicação a um país de um sistema político inaplicável a ele, estrangeiro a ele e por uma classe ineducada para governar? Por a classe ser ineducada para governar, a ruína da administração; por querer governar reformando, ou seja sem capacidade de governar administrando, a derrocada e o caos político; por ter que governar com princípios estrangeiros a viciação do carácter nacional; por ter que governar inadaptadamente, a sua radicação em oligarquia – isto é, em minoria governante governando…

Quando, porém, uma classe que obtém o poder, passa a governar só negativamente e a construir só fortuitamente, sem apoio em nenhuma tradição, nem suporte em nenhuma força do povo, passa daí a pouco a governar só por governar; passando a governar só por governar, passa a governar só em seu proveito, primeiro político, depois pessoal. 

Um regime implantado nas condições de um constitucionalismo tem fatalmente que acabar por dar o que dará.”

Fernando Pessoa em "Sobre a República"» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204212390629335&set=gm.1013686292018505&type=3&theater

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover