26/12/16

Música Pop/Rock - George Michael, nome artístico de Georgios Kyriacos Panayiotou, foi um cantor britânico que vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo, faleceu a 25 de dezembro de 2016.




«Morreu George Michael, aos 53 anos

O cantor e fundador dos Wham! morreu este domingo, 25 de dezembro, aos 53 anos. A notícia foi confirmada pelo agente.

George Michael, fundador dos Wham! na década de 1980, morreu "tranquilamente" na sua casa, em Oxfordshire, no Reino Unido, confirmou o agente. O cantor britânico morreu na sequência de uma paragem cardíaca.

"É com grande tristeza que confirmamos que o nosso amado filho, irmão e amigo George faleceu em casa no período do Natal", disse o agente do artista, citado pela BBC. "A família pede que a sua privacidade seja respeitada neste momento difícil e emotivo. Não serão feitos mais comentários nesta fase", acrescenta em comunicado.

A BBC avança que os serviços de emergência responderam a uma chamada por volta das 13h42 para uma propriedade em Oxfordshire. De acordo com as autoridades, não há circunstâncias suspeitas em torno da morte do cantor britânico de 53 anos.

Dos Wham! à carreira a solo

Durante a carreira de quase quatro décadas, George Michael vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Em 1981, com Andrew Ridgeley, criou os Wham!, duo que ficou conhecido por temas como "Wake Me Up Before You Go-Go" ou "Last Christmas". Anos antes, o músico aventurou-se como DJ.

Depois dos Wham!, George Michael apostou numa carreira a solo, tendo influenciado vários artistas das gerações seguintes e ficando entre os exemplos mais fortes de um percurso em nome próprio na pop após o fim de uma banda. "Careless Whisper", "Freedom! '90" e "Faith" foram alguns dos temas que marcaram a carreira do britânico.

Em 1990, o seu segundo álbum, "Listen Without Prejudice Vol. 1.”, esteve na origem de uma longa batalha nos tribunais com a Sony. O cantor queixou-se de “escravidão profissional”, alegando não ter qualquer controlo artístico e comercial sobre o seu trabalho.

A solo, George Michael editou seis álbuns, o último dos quais "Symphonica", em 2014, um registo ao vivo.

A popularidade de George Michael nos anos 1980 e 1990 traduziu-se em vários prémios, entre eles três Brit Awards e oito nomeações aos Grammys, tendo vencido duas vezes. O cantor é considerado o artista britânico mais ouvido nas rádios entre 1984 e 2004.

A solo, George Michael atuou apenas uma vez em Portugal, em 2007, no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

Atualmente, estava a trabalhar num documentário sobre a carreira e que acompanharia a reedição do disco "Listen Without Prejudice Vol. 1". Segundo o Guardian, nele participariam Stevie Wonder, Elton John e as modelos que protagonizaram o vídeo do tema "Freedom!". Mark Ronson, Mary J Blige, Tony Bennett, Liam Gallagher, James Corden e Ricky Gervais seriam alguns dos convidados.

No início de dezembro, tinha também sido anunciado que o produtor Naughty Boy estava a trabalhar com George Michael num novo álbum, acrescenta a BBC.

Nascido com o nome Georgios Kyriacos Panayiotou no norte de Londres, numa família grega, George Michael enfrentou problemas de dependência de álcool e drogas. Segundo alguns rumores, em 2015 terá feito uma desintoxicação devido a um alegado vício em cannabis.

Sexo, mentiras e um vídeo

Alem da música, George Michael foi muitas vezes notícia devido à sua orientação sexual ou aos rumores em torno desta. Numa entrevista de 2009 ao Huffington Post, admitiu que o período de depressão após a separação dos Wham! começou quando se confrontou com a sua homossexualidade e colocou de parte a hipótese de ser bissexual.

No início da década de 1990, manteve uma relação com o designer brasileiro Anselmo Feleppa, que viria a morrer de uma hemorragia cerebral relacionada com o HIV em 1993. A despedida inspirou o tema "Jesus to a Child", que ainda era muitas vezes dedicado ao antigo companheiro nos concertos.

Mais polémica foi a detenção de George Michael por atentado ao pudor numa casa de banho pública de Beverly Hills, em 1998, na sequência de uma tentativa, alegadamente recíproca, de atos sexuais com um homem que revelou ser um polícia. O cantor respondeu a uma multa e a 80 horas de trabalho comunitário com o também controverso videoclip de "Outside", centrado em vários casais que dançavam e que se beijavam, incluindo agentes policiais do mesmo sexo.

Em 2007, disse ao The Independent que o incidente resultou de uma decisão subconsciente para deixar de esconder a sua orientação sexual, atitude que o fazia sentir-se "fraudulento".

No ano anterior, ameaçou processar um tablóide britânico que garantia o seu envolvimento sexual com um estranho num jardim londrino, mas realçou que a sua relação com o companheiro desse período, Kenny Goss, não fechava a porta a sexo com terceiros. O casal separou-se em 2009.

Artistas recordam cantor nas redes sociais

Nas redes sociais, várias celebridades têm lamentado a morte de George Michael. "Inacreditável", escreveu Ricky Gervais. "Perdemos outra alma talentosa", escreveram os Duran Duran na sua conta no Twitter.

Em 2011, quase morreu de pneumonia, tendo sido submetido a uma traqueotomia para continuar a respirar.» in http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/morreu-o-cantor-george-michael


Wham! - "Last Christmas" - (A melhor Canção de Natal da Geração de 80 e não só.)


Wham! - "Weame me up, before you go-go"


Wham! - "Everything she wants"


George Michael - "Freedom!"


George Michael - "Too Funky"


George Michael - "Amazing"


George Michael - "Careless Whisper"




"Last Christmas
Wham!

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away, (you gave it away)
This year, to save me from tears,
I'll give it to someone special, (special)

(2x)

Once bitten and twice shy,
I keep my distance but you still catch my eye,
Tell me baby, do you recognise me,
Well, it's been a year, it doesn't surprise me.

Happy Christmas,
I wrapped it up and sent it,
With a note saying "I love you",
I meant it,
Now I know what a fool I've been,
But if you kiss me now,
I`ll know you've fool me again.

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away (you gave it away),
This year to save me from tears,
I'll give it to someone special (special).

(2x)

Oh, Oh Baby.

A crowded room, friends with tired eyes,
I'm hiding from you and your soul of ice,
My God I thought you were,
Someone to rely on,
Me, I guess I was a shoulder to cry on.

A face on a lover with a fire in his heart,
A man undercover but you tore me apart,
Oooh Ooh,
Now I've found a real love,
You'll never fool me again.

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away (you gave it away),
This year to save me from tears,
I'll give it to someone special (special).

(2x)

Face on a lover with a fire in his heart,
A man undercover but you tore him apart.

Maybe next year.

I'll give it to someone,
I'll give it to someone special."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover