02/12/16

Amarante Antiga - Na revista Portugal Económico Monumental e Artístico, da editorial Lusitana, Fascículo LIV, Concelho e Vila de Amarante, a dimensão comercial do Concelho de Amarante em 1941.



«Comércio - Amarante é uma terra progressiva comercialmente. Possue bons estabelecimentos tais como: confeitarias, mercearias, lojas de fazendas, farmácias, lojas de artigos fotográficos, etc., etc. dentre os estabelecimentos de maior vulto em Amarante deve-se destacar a Confeitaria Amarantina, conhecida também por Casa das Lérias.

Realizam-se em Amarante mercados semanais tôdas as quartas e sábados, costumando ser muito concorridos e realizando-se boas transacções.

Realizam-se também feiras mensais nos primeiros sábados e dias 17 de cada mês, no Campo da Feira, em Amarante.

No lugar do Cavalinho, nos dias 12 e 28 de cada mês, também se realizam importantes feiras de gado bovino, suíno e artigos de utilidade doméstica.

Há ainda as feiras anuais em 10 de Janeiro (Dia de S. Gonçalo) e em 29 de Abril, feira de gado cavalar, além da feira anual por ocasião das festas de Junho (primeiro sábado de Junho), em que são conferidos valiosos prémios aos melhores exemplares apresentados.

Realiza-se ainda no dia 9 de Setembro, na freguesia de Freixo de Cima, a feira de S. Gens, de gado bovino, louça e variados artigos.» in Portugal Económico Monumental e Artístico, da editorial Lusitana, Fascículo LIV, Concelho e Vila de Amarante.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover