08/12/16

Amarante Solidariedade - Mais de 700 alunos com carência alimentar de Amarante beneficiaram, desde 2014, de refeições nas férias escolares, complementadas com atividades de recreio, como vai acontecer na paragem do Natal, com 112 crianças.



«ALUNOS COM NECESSIDADES ECONÓMICAS FAZEM REFEIÇÕES GRÁTIS EM AMARANTE

Mais de 700 alunos com carência alimentar de Amarante beneficiaram, desde 2014, de refeições nas férias escolares, complementadas com atividades de recreio, como vai acontecer na paragem do Natal, com 112 crianças.

Em declarações à Lusa, a vereadora Lucinda Fonseca explicou que são beneficiadas pela medida as crianças de todo o concelho "com maior vulnerabilidade social e económica". A autarca frisou o caráter inédito da medida no contexto regional, sobretudo por priorizar a componente alimentar das crianças, mas também, em complemento, por oferecer ocupação dos tempos livres e transportes.

Lucinda Fonseca recordou que durante as férias escolares algumas crianças ficavam "expostas a uma maior fragilidade", deixavam de poder satisfazer as necessidades básicas de alimentação, porque estavam privadas das refeições na escola. Foi por isso que a medida foi pensada, para proporcionar duas refeições diárias (almoço e lanche) aos alunos nas paragens letivas. Apesar disso, concluiu-se que a ação não era suficiente e partiu-se para novas respostas, como ocorre desde o natal de 2014. Evitar o isolamento das crianças que ficam sozinhas e prevenir vários riscos, nomeadamente a negligência, são outros objetivos da medida.

Nos dias do "Clube de Férias", assim de designa a atividade que se realiza no verão, na Páscoa e no Natal, as crianças sinalizadas pela rede social concelhia, do 1.º ao 9.º anos de escolaridade, são transportadas, a partir de casa, para as cantinas escolares que servem o almoço, permitindo atenuar as necessidades alimentares.

Atividades de recreio e ocupação dos tempos livres

Além da refeição, os alunos participam em atividades de recreio, programadas pela autarquia, em parceira com outras instituições desportivas e culturais do concelho.

No verão, quando há uma maior participação, sobressaem os momentos ao ar livre, como os passeios dentro e fora do concelho, os piqueniques e as idas à praia e à piscina. No Natal e na Páscoa evidenciam-se os momentos ligados às quadras festivas. Os programas são ajustados de ano para ano e procuram corresponder aos gostos das crianças e à avaliação dos pais.

A vereadora disse à Lusa que os seis clubes de férias já realizados têm proporcionado experiências inéditas a muitas crianças, como ir à praia, a um centro comercial do Porto, a um jardim zoológico, ao Porto de Leixões ou viajar de comboio pela primeira vez.

O trabalho é acompanhado de perto por nove técnicos da autarquia e do "Projeto Teia+" (educadores, assistentes sociais e psicólogos) e dezenas de outras pessoas envolvidas na complexa logística de dinamização das atividades de recreio, transporte, vigilância e preparação das refeições. No Clube de Férias do último verão, o mais concorrido de sempre, participaram 162 alunos, divididos em nove grupos, e as atividades prolongaram-se por 26 dias.

"No final, alguns meninos choraram com pena", contou, não escondendo a emoção.

A autarca prometeu que "a medida veio para ficar" e assinalou que este grande investimento da câmara municipal, que foi reforçado em 2016, gera "um enorme retorno", traduzido "na resposta que se dá às necessidades das crianças em situação de fragilidade social".

"O maior retorno que temos é a felicidade das nossas crianças", finalizou.» in http://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/alunos-com-necessidades-economicas-fazem-refeicoes-gratis-em-amarante?artigo-completo=sim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover