16/12/16

Mundo Animal - Conhecida como aranha-golias-comedora-de-pássaros-sul-americana, ou simplesmente aranha-golias, tem uma envergadura de patas que chega aos 30 centímetros e pode pegar 170 gramas.



«ARANHA-GOLIAS, A TARÂNTULA DO TAMANHO DE UM CACHORRO

Imagine uma aranha, neste caso uma tarântula, tão grande como o antebraço de uma criança ou de um pequeno cachorro. Não é preciso imaginar muito porque este aracnídeo é real. Conhecida como aranha-golias-comedora-de-pássaros-sul-americana, ou simplesmente aranha-golias, tem uma envergadura de patas que chega aos 30 centímetros e pode pegar 170 gramas.

Esta espécie é considerada por alguns entomologistas como a maior aranha do mundo por massa corporal. O entomólogo Piotr Naskrecki, do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard teve o “prazer” de encontrar um exemplar durante um passeio nocturno numa floresta tropical da Guiana. À primeira vista e pelo barulho que fazia, Naskrecki pensou tratar-se de um pequeno mamífero, mas rapidamente percebeu que se tratava de uma pequena besta de oito pernas.

Embora esta aranha não se alimente de pássaros, como o nome indica, a espécie caça habitualmente minhocas, ratos e outros animais de pequeno porte. O seu veneno não é letal para os humanos, apesar de poder causar mau estar durante dias e problemas sérios no caso de uma reacção alérgica.

A aranha-golias é uma espécie raramente avistada. “Já trabalho na América do Sul há muitos anos e nos últimos dez ou 15 vi aranhas destas apenas três vezes”, afirmou Naskrecki. O espécime da Guia, uma fêmea, está agora num museu, depois de ter passado pelo laboratório do entomólogo, que a capturou.» in http://greensavers.sapo.pt/2016/12/03/aranha-golias-a-tarantula-do-tamanho-de-um-cachorro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover