16/12/16

Arte Pintura - Em França, um médico reformado tinha em sua posse, sem que tivesse conhecimento disso, um valioso desenho de Leonardo da Vinci, que foi avaliado em 14,9 milhões de euros.



«Reformado tinha um desenho de Da Vinci e não sabia. Agora, foi avaliado em 15 milhões de euros

Em França, um médico reformado tinha em sua posse, sem que tivesse conhecimento disso, um valioso desenho de Leonardo da Vinci, que foi avaliado em 14,9 milhões de euros.

A leiloeira francesa Tajan anunciou no início desta semana a descoberta de um desenho, que se julgava perdido, de Leonardo Da Vinci. A leiloeira avaliou a obra em 15,8 milhões de dólares (14,9 milhões de euros).

Tudo começa com a visita de um médico francês, já aposentado, à Tajan. Consigo levava um conjunto de desenhos, colecionados pelo seu pai. Um destes "desenhos", um estudo do Martírio de São Sebastião, chamou à atenção de Thaddée Prate, de 55 anos, diretor da Tajan, que pediu uma segunda opinião a Patrick de Bayser, um especialista de arte independente.

Bayser destacou o facto de a obra ter sido desenhada por um artista canhoto. Da Vinci era canhoto. Este descobriu igualmente dois desenhos científicos na parte de trás da folha e notas escritas em espelho, técnica utilizada com frequência por Da Vinci.

Prate recorreu ainda a uma terceira pessoa para confirmar as suas desconfianças: Carmen C. Bambach, curadora do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque (Met), e especialista na obra do mestre renascentista. Esta atestou posteriormente a autenticidade da mesma.

Até agora eram conhecidos dois esboços do Martírio de São Sebastião de Leonardo da Vinci, um conservado no Museu Bonnat em Bayonne e o outro em Kunsthalle, em Hamburgo. De acordo com uma lista do próprio artista, seriam oito no total.

Carmen C. Bambach acredita que o esboço data do período entre 1482 a 1485, escreve o The New York Times.

O dono da obra de 19.3 x 13 cm pediu para permanecer no anonimato, refere a AFP.

De acordo com as leis em vigor em França, o governo pode impedir a exportação do desenho se o declarar como tesouro nacional, tendo o Museu do Louvre a prerrogativa para fazer uma proposta justa "tendo em conta o valor internacional do mercado" para o adquirir, escreve o Quartz.

Um porta-voz da Tajan confirmou ao Quartz que está previsto um leilão da obra para junho 2017.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/reformado-tinha-um-desenho-de-da-vinci-e-nao-sabia-agora-foi-avaliado-em-15-milhoes-de-euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover