01/07/16

Cidade do Marco de Canaveses - Este ano a organização do evento foi entregue à Associação Amigos de Tongobriga, “filhos da terra” que têm por objetivo “promover a cidade de Tongobriga e tudo o que diz respeito à área”.



«Mercado Romano de Tongobriga dinamiza a aldeia do Freixo em Marco de Canaveses

‘In Vino Veritas’, traduzindo ‘No Vinho está a Verdade, é o tema da nova edição do Mercado Romano de Tongobriga que, segundo António Santana, presidente da Junta de Freguesia do Marco, se apresenta “mais maduro, cada vez mais consolidado e com uma direção já mais consistente”.

O tema “além de promover a nossa cultura também dá a conhecer o facto de estarmos numa zona em que a produção de vinho é muito importante e onde os vinhos cada vez têm tido mais mérito. Se pudermos juntar a parte cultural com a parte industrial e comercial também é importante para a nossa região”, considera o autarca local.

De 1 a 3 de julho Tongobriga tem muito para oferecer aos marcoenses e aos mais “forasteiros”.

“Este Mercado Romano tem o objetivo de dar a conhecer Tongobriga e atrair gente a Marco de Canaveses porque, de facto, estas atividades só têm sentido se além de divulgar a cultura e as tradições também atraírem as pessoas cá. Pretende-se dar vida à economia local e que se consiga trazer algum benefício à comunidade”, explica o presidente de junta.

Apesar da base de trabalho seguir a linha dos anos anteriores, no que diz respeito à promoção da cidade romana com a colaboração e participação da população local, de jovens e associações, a Junta de Freguesia do Marco não tem dúvidas que “à medida que os anos vão passando o mercado vai melhorando”.

Este ano a organização do evento foi entregue à Associação Amigos de Tongobriga, “filhos da terra” que têm por objetivo “promover a cidade de Tongobriga e tudo o que diz respeito à área”. Para António Santana esta aposta faz sentido uma vez que “já têm muita experiência. Foram eles que começaram este projeto e agora vão organizá-lo”.

No total, a realização deste mercado engloba um investimento de 23 mil euros, com uma participação de 20 mil euros da Junta de Freguesia e de 3 mil euros da Câmara Municipal.
“Para uma freguesia como a nossa já é muito dinheiro mas temos de ver isto como um investimento. O nosso papel é dar a conhecer o que temos de bom no nosso património cultural para com isso atrair gente ao nosso concelho e dar dinamismo à nossa economia”, defende.

As expectativas para o evento são elevadas. “Estamos seguros que vai ser um bom espetáculo porque está entregue em boas mãos e as pessoas vão fazer tudo para que seja um Mercado Romano memorável. Eu acredito que este ano vai ser o melhor Mercado Romano de sempre”, afirma o presidente da Junta de Freguesia do Marco.

Mercado Romano de Tongobriga é reconhecido em Espanha



Ao contrário dos mercados e feiras medievais, que proliferam um pouco por todo o país, os mercados romanos acontecem em número mais reduzido o que limita as referências e leva a um trabalho mais exigente por parte das organizações.

No caso do Mercado Romano de Tongobriga esse trabalho está bem encaminhado. Para o provar está um contacto que a Junta de Freguesia do Marco recebeu da vizinha Espanha.

“Há poucos dias recebemos um contacto do presidente da Asociación Cultural Sibaria, Jairo Andrés Vicente, que faz o mercado romano de Fuentespreadas, em Zamora – Espanha. Além de felicitar pelo trabalho que fazemos a cada ano no nosso mercado romano pediu se poderíamos fazer algum trabalho com eles, uma vez que têm grande dificuldade em encontrar decoração romana e como fazer as coisas”, contou António Santana.

Mais concretamente “pediram-nos se podíamos colaborar com eles levando-lhes algumas ideias e contactos e fizeram-nos o convite para irmos ao próprio mercado para vê-los e realizar alguma interpretação ou ambientação, mesmo que tivéssemos de cobrar alguma coisa. Isto significa que de facto o nosso mercado já chega lá fora e as pessoas estão atentas ao que estamos a fazer. Para nós é muito gratificante ver que o nosso trabalho é reconhecido”, confirmou.

O evento espanhol, que vai para a 13ª edição, irá decorrer nos dias 19, 20 e 21 de agosto. “Vamos ver se vai ser possível ir lá, vamos lançar o repto à Associação Amigos de Tongobriga e à Associação de Budo do Marco para ver se podem lá ir fazer um intercâmbio. Seria interessante fazer este intercâmbio entre mercados romanos da península ibérica”, defende o autarca.
Faça o download do programa: Mercado_Romano_2016_Desdobravel» in http://www.averdade.com/2016/07/01/mercado-romano-de-tongobriga-dinamiza-a-aldeia-do-freixo-em-marco-de-canaveses/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE


(IV Mercado Romano de Tongobriga 2014)


(Mercado Romano de Tongobriga 2015 - Resumo Oficial)


(Mercado Romano de Tongobriga atraiu milhares de pessoas ao Marco)

Sem comentários:

Enviar um comentário