31/07/16

Amarante Jazente - Coleção Fotoselo ROTEP, N.º 57, Igreja Românica de Santa Maria de Jazente, fotografia do Eng. Alvelos de meados do século XX.


(Coleção Fotoselo ROTEP, N.º 57, Igreja Românica de Santa Maria de Jazente)





«Igreja de Santa Maria de Jazente

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto

Nota Histórico-Artistica
Fundada em finais do século XIII, esta igreja românica desenvolve-se em planimetria rectangular, sendo constituída por dois corpos correspondentes à nave e à capela-mor, à qual foi adossada a sacristia. Junto à fachada lateral direita, separada do edifício principal, foi edificada a sineira de grandes dimensões, assente sobre um pano murário. 

O conjunto exterior apresenta linhas maciças, de aparelho de granito, rematado superiormente a toda a volta por cachorrada. O frontispício é rasgado ao centro por pórtico de duas arquivoltas com tímpano vazado por cruz. Na fachada lateral direita foi aberto um portal lateral, de menores dimensões. 

A nave, coberta por tecto de madeira, possui dois altares colaterais, dispostos em ângulo. O arco triunfal, de grandes dimensões, abre para a capela-mor, também com cobertura de madeira. O altar-mor é decorado com frontal de azulejos hispano-árabes. 
Catarina Oliveira 
IPPAR/2006» in http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74169

Sem comentários:

Enviar um comentário