05/07/16

Amarante Literatura - A Mãe do Poeta Teixeira de Pascoaes, Carlota Guedes Monteiro de Carvalho, que nasceu na casa do Outeiro, perto da velha igreja de São João de Gatão e da Casa de Pascoaes.



«Era pequenina e amorosa. Toda doçura. Muito inteligente e viva, senhora de surpreendente energia, tinha sido muito bonita.

Foi ela quem restaurou a Casa de Pascoaes, em 1916. Dividiu dois velhos salões em quartos de cama, separados por um longo corredor, para haver lugar para todos os filhos e para alguns hóspedes, porque gostava imenso de receber.

Um dia, quando supervisionava as obras, caiu-lhe uma tábua na cabeça. Fez um golpe longo e profundo. Não vacilou. Dirigiu-se pelo pé até ao quarto e esperou calmamente a chegada do médico e amigo da família, Dr. Pedro Macedo. Ele ficou preocupado. Disse que não podia coser o golpe sem anestesia, mas não tinha anestesia. Para ir buscá-la era preciso percorrer três quilómetros até Amarante e outros três para voltar, num carro de cavalos. A ferida continuava a sangrar.

Minha Avó exigiu: «Cosa assim mesmo.»

O médico obedeceu porque o tom era imperativo. E ela aguentou tudo, firmemente, sem um gemido!» in Fotobiografia de "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover