27/07/16

F.C. do Porto Jogos de Preparação - Bayer Leverkunson 1 vs F.C. Porto 1 - André Silva voltou a marcar num encontro em que os portistas mostraram boas ideias, especialmente na primeira parte​.



«DRAGÃO PRESSIONANTE EMPATA COM BAYER LEVERKUSEN

​André Silva voltou a marcar num encontro em que os portistas mostraram boas ideias, especialmente na primeira parte​.

Um FC Porto pressionante e personalizado, especialmente na primeira parte, empatou esta quarta-feira (1-1) frente ao Bayer Leverkusen, em encontro particular disputado em Bergisch Gladbach, na Alemanha, e que encerrou o estágio de pré-época dos Dragões. André Silva abriu o marcador, aos oito minutos, num golo que resultou do esforço de Otávio e que permitiu ao avançado marcar o terceiro golo em quatro jogos neste estágio. O Bayer acabou por empatar na segunda parte, por intermédio do mexicano Chicharito, quando os azuis e brancos já tinham feito oito substituições, e depois o encontro caiu de qualidade. Uma nota ainda para a boa casa: os números oficiais reportam 3.457 bilhetes vendidos, mas estaria seguramente meia casa na BELKAW-Arena, com um forte apoio de emigrantes portugueses, mesmo que os alemães estivessem em maioria.

​O onze apresentado foi bem diferente do último jogo, frente ao Vitesse. Mantiveram-se apenas Casillas, Layún e André André, sendo de destacar a consolidação do quarteto defensivo e a aposta em Bueno, Otávio e Corona, que entraram bastante bem na segunda parte desse desafio. Para além das mudanças nas caras, Nuno Espírito Santo montou a equipa noutro sistema: um 4-2-3-1, em que Herrera e André André formavam duplo pivô a meio-campo, libertando Bueno para terrenos mais próximos do ponta de lança André Silva. O encontro começou 15 minutos depois da hora prevista, por atraso dos alemães, e é caso para dizer que também entraram tarde no jogo, por mérito dos Dragões, que pressionavam muito a saída de bola adversária, com linhas altas.

E foi precisamente a partir de um desses momentos que os portistas chegaram à vantagem: Otávio, que jogou na esquerda do ataque, pressionou um adversário junto à linha de fundo, roubou-lhe a bola e serviu André Silva, que fez o 1-0 na cara do guarda-redes Özcan, aos oito minutos. Durante os primeiros 20 minutos, o Bayer esteve completamente manietado, não se conseguindo libertar do colete de forças. A partir daí a partida foi mais equilibrada, com Casillas a defender em grande estilo um cabeceamento de Papadopoulos, aos 24 minutos. Mas o FC Porto defendeu sempre em bloco, de forma solidária, e aos 29 André Silva poderia ter bisado, num remate de ângulo difícil, em contra-ataque.

Ao intervalo, o FC Porto fez oito substituições e mantiveram-se em campo apenas os dois centrais, Felipe e Marcano, e Layún, que passou para extremo esquerdo. A equipa também apresentou uma configuração mais próxima do habitual, em 4-3-3, com Rúben Neves como médio mais defensivo. Os alemães pressionaram em busca do empate e os azuis e brancos tiveram mais dificuldade em ligar o seu jogo - o empate acabou por surgir aos 58 minutos, com Volland a servir Chicarito, que fez a bola passar por cima de José Sá. Cinco minutos depois, Nuno Espírito Santo completou a rotação da equipa, com as entradas dos centrais Reyes e Chidozie e de Aboubakar para o centro do ataque. João Teixeira passou para extremo esquerdo e Adrián recuou para as costas do camaronês.

Com as substituições sucessivas, especialmente por parte do Bayer, o encontro perdeu intensidade e foi-se tornando cada vez menos interessante. Ficam porém dúvidas sobre um potencial lance para grande penalidade sobre Aboubakar, já nos últimos momentos do jogo, mas o árbitro mandou seguir. Fica a imagem de uma equipa azul e branca a crescer, com processos bem definidos. No domingo, às 20h00, a pré-época continua em Guimarães.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/bayer_leverkusen-fc_porto_particular.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover