24/07/16

Amarante Vila Meã - Coleção Fotoselo ROTEP, N.º 64, Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega, Vila Meã, Fotografia do Eng. Alvelos.


(Coleção Fotoselo ROTEP, N.º 64, Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega)

 


«Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega

Situação Actual
Classificado

Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Categoria / Tipologia 
Arquitectura Civil / Pelourinho 

Cronologia
Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA

A localidade de Santa Cruz de Riba Tâmega, que pertencia ao concelho de Vila Meã, beneficiou de foral novo outorgado por D. Manuel em 1 de Setembro de 1513. A sua edificação foi, no entanto, mais tardia, pois o pelourinho que hoje se conhece data de 1573, conforme o ano inscrito no tabuleiro que o remata. 

O concelho foi extinto em 1855, gerando reacções de protesto que podem ter estado na origem da destruição do pelourinho. As peças que o compunham foram encontradas na primeira metade do século XX e recuperadas nos anos de 1950 pelo município de Amarante. 

De coluna com fuste liso e cilíndrico, que se ergue sobre degraus e base quadradas, o pelourinho termina numa superfície quadrada com toros de remate piramidal nos cantos e um outro de formato idêntico mas de muito maiores dimensões ao centro. São originais a base, a coluna e parte do colunelo do meio (MALAFAIA, 1997, p. 363). 

(RC)» in http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73860

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover