12/07/16

Amarante Pessoas - Maria Abreu, natural de Amarante e finalista do mestrado integrado em arquitetura, na Universidade do Porto, foi distinguida pela ONU com uma menção honrosa, no âmbito do concurso internacional “Integrated Communities: A Society for All Ages”.



«Jovem de Amarante distinguida pela ONU

Maria Abreu, natural de Amarante e finalista do mestrado integrado em arquitetura, na Universidade do Porto, foi distinguida pela ONU com uma menção honrosa, no âmbito do concurso internacional “Integrated Communities: A Society for All Ages”. A distinção ocorreu em março, num concurso que “pretende desafiar estudantes de arquitetura a idealizar comunidades multigeracionais, adaptadas e pensadas particularmente para a terceira idade”, informou a autarquia.

A proposta apresentada por Maria Abreu centrou-se na cidade do Porto com um plano de reabilitação de uma ilha situada na Rua dos Bragas. A escolha da amarantina resultou “da necessidade de criar um programa e um lugar que inclua os idosos de forma a estes conseguirem interagir com outras gerações”, considerando que “a maioria das pessoas não tem conhecimento da existência destas ilhas e das suas condições, nomeadamente habitações degradadas e uma população isolada”.

O projeto teve como objetivo a reabilitação das habitações que considerou “a casa um fator de felicidade” e a promoção da interação intergeracional, parâmetro obrigatório no concurso.

“O Porto é uma cidade universitária com vários campus dispersos e, por isso, considerei pertinente estabelecer um programa que ligasse as faculdades próximas à ilha”, esclareceu. A amarantina considera que a troca de conhecimentos entre estudantes e habitantes tornar-se-ia mais fácil com a “criação de uma cantina com preços acessíveis, que os próprios moradores pudessem usar ou até gerir e com a construção de espaços mais flexíveis para ‘workshops’, conferências”.

Maria Abreu apresentou o seu projeto na Sede das Nações Unidas, local onde recebeu o prémio, e que considerou ser uma “excelente oportunidade para estabelecer contactos e para conhecer outros trabalhos”.

O concurso insere-se no programa “Human Settlements”, promovido pela “International Council for Caring Communities (ICCC)”. Este ano o concurso recebeu mais de 400 propostas, sendo a primeira vez que uma escola portuguesa foi premiada.» in http://www.averdade.com/2016/07/12/jovem-de-amarante-distinguida-pela-onu/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover