06/07/16

Arte Pintura - A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.



«Campanha para colocar Sequeira no lugar certo ultrapassa todas as expectativas

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos” irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada a 14 de Julho.

A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.

Iniciada a 27 de Outubro do ano passado, a primeira campanha do género realizada por um museu nacional tinha como objectivo reunir 600 mil euros. Como o montante superou o valor, o excedente, diz esta quarta-feira o MNAA em comunicado, será utilizado na aquisição de outra obra de arte, de valor cultural correspondente.

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada na próxima semana, a 14 de Julho.

Lançada no ano passado, a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Quem comprou?

Para a campanha - que terminava no próximo sábado - contribuíram milhares de pessoas, desde muitos cidadãos anónimos a personalidades públicas como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o novo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e entidades privadas e públicas, a mais recente, da Fundação da Casa de Bragança, com 35 mil euros. Uma das contribuições que o museu considerou ter dado "grande impulso" à campanha foi a da Fundação Aga Khan, de 200 mil euros, a maior doação registada.

De acordo com o site da campanha, contribuíram, entre outros, a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitectos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, a associação AGIC de guias e intérpretes, algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de sectores que vão da hotelaria à produção audiovisual, passando pelos equipamentos médicos e instalações eléctricas.

Em Janeiro deste ano, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em Dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o classicismo e o romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou vários prémios académicos.» in http://rr.sapo.pt/noticia/58411/campanha_para_colocar_sequeira_no_lugar_certo_ultrapassa_todas_as_expectativas?utm_source=rss 


("ADORAÇÃO DOS MAGOS" de Domingos Sequeira)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover