14/02/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 69 vs S.L. Benfica 68 - Triunfo emocionante sobre o Benfica na final da Taça Hugo dos Santos, que decorreu em Oliveira do Hospital.



«DRAGÕES CONQUISTAM TAÇA HUGO DOS SANTOS

Triunfo emocionante sobre o Benfica na final da competição (69-68), que decorreu em Oliveira do Hospital.

O FC Porto bateu este domingo o Benfica (69-68), no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, conquistando assim a Taça Hugo dos Santos, a terceira do historial portista nesta competição, que desde há sete anos substitui a extinta Taça da Liga.

O quarto clássico da temporada entre Benfica e FC Porto esteve muito longe de ser um grande espetáculo de basquetebol na primeira parte, mas equilíbrio foi coisa que não faltou ao longo dos primeiros 20 minutos, durante os quais nenhuma das equipas logrou melhor do que uma vantagem de quatro pontos. Os azuis e brancos entraram melhor, embalados pela inspiração madrugadora de José Silva, mas os lisboetas responderam à letra e terminaram o primeiro período ligeiramente na frente (14-13). Os segundos dez minutos não trouxeram grandes novidades, mas as alternâncias na liderança do marcador foram mais do que muitas.

Pese embora o equilíbrio referido, a qualidade do primeiro tempo não fez jus à valia dos dois coletivos, por esta altura os mais fortes e bem apetrechados da realidade portuguesa. O coletivo benfiquista foi para o intervalo com uma curta vantagem (31-28), mas o dos Dragões mostrou ter argumentos para lutar pela conquista do troféu com toda uma segunda parte para jogar. Em jeito de curiosidade, registe-se as 20 perdas de bola acumuladas pelas duas equipas durante a primeira parte, à média de uma por minuto, número que ajuda a explicar a baixa pontuação de ambos os conjuntos.

O FC Porto reentrou com um parcial de 7-2 e voltou a assumir o comando das operações, mas encontrou forte oposição do lado contrário e a emoção manteve-se em níveis altíssimos. O nível da qualidade, refira-se, também subiu consideravelmente na segunda parte. As perdas de bola de parte a parte não deixaram de acontecer, mas o Dragões foram mais certeiros do que o Benfica no terceiro período e entraram nos derradeiros dez minutos com um saboroso ponto de vantagem (47-46). A discussão pela conquista do troféu estava mais do que aberta.

Firmes e autoritários, os azuis e brancos abriram o quarto período em grande estilo impuseram um parcial de 9-2 aos lisboetas nos três minutos iniciais, ganhando oito pontos de vantagem (56-48), a maior do encontro até ali. Com uma defesa agressiva e um contra-ataque letal, o FC Porto procurou manter um ritmo intenso nos dois lados do campo, mas o Benfica reagiu em força e encostou no marcador (64-63), tornando ainda mais emotiva a parte final do jogo.

A 32 segundos do fim, Miguel Queiroz encheu-se de fé e marcou um triplo com a ajuda da tabela (67-63), mas o ex-NBA Daequan Cook respondeu no lado contrário (67-66). Logo a seguir, Pedro Bastos não tremeu da linha de lance livre e voltou a reforçar a vantagem portista (69-66), reduzida por Carlos Andrade no derradeiro lance da partida (69-68). Jogadores e responsáveis do Benfica bem reclamaram que o lançamento foi de três pontos, mas após consultar as imagens televisivas, o árbitro Sérgio Silva pôde confirmar o que ficou mais do que evidente na altura.

O lançamento foi de dois pontos e o FC Porto venceu mesmo o Benfica por 69-68, conquistando assim a Taça Hugo dos Santos, competição que há sete anos substituiu a antiga Taça da Liga e que os Dragões já tinham vencido por duas vezes, em 2009/10 e 2011/12. Pedro Bastos (13 pontos), Brad Tinsley (12 pontos), José Silva (12 pontos) e Miguel Queiroz (11 pontos) foram os elementos mais inspirados no coletivo portista, o verdadeiro MVP nesta vitória, ainda que a bola dourada tenha ido mesmo para as mãos de Pedro Bastos.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 68-69
Taça Hugo dos Santos, final
14 de fevereiro de 2016
Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital

Árbitros: Sérgio Silva, Pedro Maia e Rui Ribeiro

BENFICA: Tomas Barroso (6), Daequan Cook (20), Carlos Andrade (10), Jeremiah Wilson (2) e Fred Gentry (10)
Jogaram ainda: Ivica Radic (7), Mário Fernandes (2), Nuno Oliveira (2), João Soares (9) e Cláudio Fonseca
Treinador: Carlos Lisboa

FC PORTO: Pedro Bastos (13), Brad Tinsley (12), José Silva (12), Seth Hinrichs (4) e Nick Washburn (8)
Jogaram ainda: António Monteiro (3), Albert Fontet (5), Miguel Queiroz (11), André Bessa, Ferrán Ventura e Arnette Hallman (1)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 31-28
Parciais: 14-13, 17-15, 15-19, 22-22» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol_fcporto_benfica_final_taca_hugo_santos.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover