03/02/16

Taça de Portugal: Gil Vicente 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões venceram Gilistas por três bolas sem resposta, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.



«NO CAMINHO DO JAMOR

Dragões venceram Gil Vicente por 3-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O FC Porto abriu caminho para estar pela 29.ª vez na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor, ao vencer por 3-0 no terreno do Gil Vicente, em encontro da primeira mão das meias-finais da prova. Rúben Neves, em cima do intervalo, Suk e Sérgio Oliveira marcaram os golos que materializaram uma superioridade clara sobre o adversário da Segunda Liga, que ainda assim lutou grande parte do tempo pelo resultado. Aliás, os gilistas estavam invictos em casa esta temporada, em 18 encontros. Por seu turno, os azuis e brancos continuam sem sofrer golos nesta edição da prova, uma marca que irão procurar manter na segunda mão, no Dragão (agendada para 2 de março, às 20h00), e que garantiria desde já o acesso à final.

José Peseiro lançou Helton, Maicon, Rúben Neves, Varela e os reforços de Inverno Marega e Suk no onze inicial, em detrimento de Casillas, Martins Indi, Herrera, André André, Corona e Aboubakar, que tinham sito titulares frente ao Estoril, no sábado. O 4-2-3-1 das últimas partidas não se alterou, mas Brahimi passou da ala esquerda para as costas do ponta de lança, preenchendo assim o centro do terreno, à frente de Rúben Neves e Danilo. O Gil Vicente foi uma equipa incómoda na primeira meia hora, chegando a enviar uma bola à barra da baliza de Helton, por intermédio de Vítor Gonçalves, aos 25 minutos. No entanto, os Dragões, que dominavam a posse de bola, também poderiam ter aberto o marcador aos 15, quando Suk desviou de cabeça um cruzamento de Maxi, mas sem pontaria. Para além disso, o sul-coreano sofreu falta de Renan para penálti, três minutos depois.

O cariz do encontro alterou-se a partir dos 30 minutos, com o duplo-pivô formado por Rúben Neves e Danilo a ganhar preponderância e a dominar o meio-campo do adversário, que apostava nas transições rápidas para criar perigo. Marega (por duas vezes) e Suk (que obrigou Serginho a uma excelente defesa, na sequência de um canto) estiveram perto do primeiro golo, que surgiria já nos descontos do primeiro tempo. Na sequência de um pontapé de canto de Layún na esquerda, Rúben Neves aproveitou uma bola que sobrou à entrada da área para rematar de primeira e concretizar o seu segundo golo nos seniores azuis e brancos, depois de ter marcado na estreia na equipa principal, em Agosto de 2014, frente ao Marítimo, curiosamente também num pontapé de ressaca, após um canto. Da primeira parte ficam ainda dúvidas sobre um lance na grande área gilista entre Marega e Bruno Silva, aos 39.

Os portistas mostravam boas ideias em ataque organizado, mas sofriam alguns calafrios na defesa, como quando Renan, aos 48 minutos, fez a bola embater na parte superior da trave da baliza de Helton, igualmente na ressaca de um canto. No entanto, esse lance foi um verdadeiro toque de finados para a equipa de Barcelos, que não criou mais perigo. A disponibilidade física dos locais caiu e a qualidade técnica dos jogadores do FC Porto veio ao de cima. Aos 59, Layún fez mais uma assistência para golo, servindo Suk para um cabeceamento perfeito, que lhe valeu a estreia a marcar com a camisola azul e branca. O encontro ficou definitivamente fechado aos 70 minutos: primeiro foi Bruno Silva a travar Layún, que se isolava, e a ver o cartão vermelho; do livre direto resultante nasceu o 3-0, graças a um pontapé perfeito de Sérgio Oliveira, que tinha acabado de entrar para o lugar de Brahimi. Foi também o primeiro golo do médio pela formação principal dos Dragões.

Os portistas ainda poderiam ter ampliado a vantagem nos minutos restantes, nomeadamente por intermédio de Marega e Sérgio Oliveira, mas o guarda-redes do Gil Vicente evitou um resultado mais pesado. Nota ainda para a exibição de Varela, que cumpriu os 90 minutos: o internacional português esteve sempre muito lúcido no ataque e disponível para ajudar a sua defesa, tendo oferecido várias bolas para golo. Uma assistência seria um prémio justo.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/no-caminho-do-jamor-2-3-2016.aspx


(Gil Vicente 0 -3 FC Porto, golos obtidos por Rúben Neves na primeira parte e por Suk e Sérgio Oliveira na segunda parte.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover