02/02/16

Amarante Serra do Marão - Os municípios de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Baião, Mesão Frio, Amarante e Vila Real assinaram, na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Protocolo de Intenções do Marão.



«Municípios unem-se para preservar a Serra do Marão
02/02/2016, 10:27

Os municípios de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Baião, Mesão Frio, Amarante e Vila Real assinaram, na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Protocolo de Intenções do Marão.

A parceria tem em vista o desenvolvimento da economia ligada ao turismo, “preservando e salvaguardando sempre e acima de tudo a riqueza natural e cultural existente na Serra do Marão”, refere nota enviada à imprensa.

A estratégia dos seis municípios, cujos representantes frisaram o empenho total no cumprimento do protocolo em todas as suas cláusulas, passa por “pensar globalmente, agir localmente e em parceria, sempre com o intuito de preservar o Marão tal qual é, bem como as suas características genuínas e diferenciadas”.

Explorar “todos os produtos endógenos da serra, a dinamização do turismo de natureza, tendo em conta as potencialidades nessa área, nomeadamente a paisagem, os trilhos, a gastronomia e a biodiversidade”, é um dos pontos em foco.

Os objetivos passam ainda por contribuir para a criação de “ações comuns, que visem a valorização do Marão e promovê-lo enquanto destino turístico; conceber uma identidade visual para a Serra do Marão; estabelecer parcerias com instituições, associações e agentes económicos que contribuam para o enriquecimento das ações realizadas neste território e para o seu usufruto; e desenvolver entre todos estratégias para a manutenção da área implantada em cada território, como a recuperação de caminhos, trilhos e/ou outros marcos paisagísticos emblemáticos”. O segundo domingo de julho deverá passar a ser assinalado como o ‘dia do Marão’. Por fim, está também previsto promover uma “ação anual comum de reflorestação e candidaturas conjuntas aos financiamentos existentes ou que possam vir a existir”.

A propósito da assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, salientou que o Marão “é um mundo de oportunidades, onde há ainda muito para fazer. O projeto que agora nasce pretende marcar uma nova forma de abordagem à Serra do Marão. Explorar o potencial do Marão, numa lógica de estratégia sustentável e de surgimento de pequenos negócios, é o compromisso que queremos seguir”.

A primeira ação conjunta está prevista para o próximo dia 21 de março.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/11960

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover