02/02/16

Amarante Agricultura - No dia 20 de fevereiro, a vespa asiática (ou vespa velutina) vai ser tema de reflexão, numa jornada apícola a decorrer no Instituto Empresarial do Tâmega, em Telões, Amarante.



«Combate à vespa asiática vai ser debatido em congresso de apicultores
01/02/2016, 11:09

No dia 20 de fevereiro, a vespa asiática (ou vespa velutina) vai ser tema de reflexão, numa jornada apícola a decorrer no Instituto Empresarial do Tâmega, em Telões, Amarante.

Recorde-se que a praga de vespas asiáticas instalou-se no território nacional, afetando também o Tâmega e Sousa, facto que preocupa os apicultores da região, que se queixam de quebras na produção de mel.

Alexandre Vieira, apicultor e membro da Associação de Apicultores da Serra do Marão - Apimarão, admitiu ao Jornal A VERDADE a existência de “investimentos ameaçados” e que os profissionais da área têm que “tomar medidas, ser mais efetivos e estudar soluções para combater o problema”.

O início do programa da jornada apícola está previsto para as 14h00 e o primeiro tema será ‘A Proteção Civil Municipal no combate ao fenómeno “Vespa Asiática”’, com o orador Hélder Ferreira, Coordenador Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Amarante. Segue-se ‘Armadilhas, forma de combate à Vespa Asiática’, apresentado por José Fortio Serranito, do Laboratório Calian.

Após o intervalo, por volta das 15h45, será abordada ‘A preservação do enxame face ao ataque da Vespa Asiática’, por Avelino Luís Ribeiro, da Apiland - produtos apícolas. Terminada a exposição destes temas haverá um espaço de debate, pelas 16h00, moderado por Alexandre Vieira, da Apimarão.

O encerramento está previsto para as 17h00.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/11951

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover