01/11/13

Linha do Douro - Segundo declarações de Luís Vales, ex-deputado e atual vereador na Câmara do Marco de Canaveses, o Governo autorizou a afetação de verbas para que o troço entre Caíde e Marco seja eletrificado.



«Governo afetou verbas para eletrificar linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses

Informações recentes apontam uma boa notícia para os utentes da linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses.

Segundo declarações de Luís Vales, ex-deputado e atual vereador na Câmara do Marco de Canaveses, o Governo autorizou a afetação de verbas para que o troço entre Caíde e Marco seja eletrificado.

O autarca, que enquanto deputado do PSD acompanhou o processo no sentido de desbloquear recursos financeiros para esta eletrificação, explicou que "foi, no fundo, dada autorização para se avançar com a obra".

A luta por esta obra, que permitirá que os comboios suburbanos do Porto cheguem a Marco de Canaveses, já é longa e no início deste ano o Governo tinha comunicado que a eletrificação avançaria no início de 2014, com recursos financeiros que resultariam da renegociação do QREN. O anúncio ocorreu quando uma petição, com 6.691 assinaturas a exigir a requalificação da linha, era discutida no plenário da Assembleia da República.

O projeto inicial, de 2009, previa uma requalificação completa da linha e das estações, no valor de 70 milhões de euros. Uma reformulação deste projeto aponta para uma intervenção apenas na eletrificação deste troço, à qual acrescem pequenas intervenções em matéria de segurança.

O novo investimento previsto é de cinco milhões de euros e o vereador Luís Vales afirma ter "informação segura" de que a autorização do Governo, traduzida no compromisso na inscrição de encargos plurianuais, foi transmitida à Refer por Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes.

A Comissão de Utentes da Linha do Douro já reagiu dizendo que "finalmente começa a ver-se a luz ao fundo do túnel".» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3ODQ4Ijt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover