08/11/13

Música Pop/Folk - Referência da folk, Joni Mitchell celebra 70 anos nesta quinta-feira, sendo que o aniversário da cantautora canadiana é comemorado através de vários tributos até ao final do mês, na América e na Europa, e Portugal não ficou de fora.



«Joni Mitchell faz 70 anos e dezenas de vozes cantam-lhe os parabéns

Referência da folk, Joni Mitchell celebra 70 anos nesta quinta-feira. O aniversário da cantautora canadiana é comemorado através de vários tributos até ao final do mês, na América e na Europa, e Portugal não ficou de fora.

Roberta Joan Anderson nasceu em Fort Macleod, uma pequena cidade canadiana, em 1943, mas para o resto do mundo ficaria conhecida - e aclamada - como Joni Mitchell.

Cantora, compositora e artista plástica, começou por testar algumas canções em palcos do seu país natal antes de se mudar definitivamente para os Estados Unidos, nos anos 1960, onde gravou o seu álbum de estreia, "Song to a Seagull", em 1968. Quatro anos depois chegaria "Blue", habitualmente apontado como o pico criativo dos 19 discos que editou até 2007 - data de lançamento de "Shine".

Embora a folk tenha sido o ponto de partida das suas composições, a sua obra fez a ponte com o pop-rock, linguagens do jazz ou experiências eletrónicas e talvez por isso tenha conquistado admiradores tão diferentes como Björk, Caetano Veloso, Diane Reeves, Aimee Mann, Janet Jackson, Cat Power, Bryan Adams, Herbie Hancock ou Kanye West, entre dezenas de outros artistas que a homenagearam através de versões ou do recurso a samples das suas canções.  

Especialmente prolífica nos anos 1970, em que editou oito álbuns, Joni Mitchell tem mantido um contacto menos assíduo com a música nas últimas décadas mas nem por isso tem deixado de ser influência, sobretudo para jovens cantautoras. É o caso de Amélia Muge, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Cati Freitas, Elisa Rodrigues, Fábia Rebordão, Luisa Sobral, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo, Márcia e Sara Tavares, que vão homenageá-la no Centro Cultural de Belém, a 14 de novembro. "Joining Mitchell - Tributo a Joni Mitchell", um dos espetáculos do Misty Fest 2013, junta estas vozes lusófonas a Filipe Raposo (piano), Carlos Bica (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria) para recriar ao vivo clássicos (e temas mais desconhecidos) da voz de "A Case of You". 

Além deste concerto lisboeta, o aniversário de Joni Mitchell será celebrado, durante os próximos dias, com homenagens em San Diego, Nova Iorque, Londres, Edimburgo ou Swansea. Para maio de 2014 está agendada a estreia em Calgary, no Canadá, de um espetáculo de ballet inspirado nas canções de amor da artista.» in http://musica.sapo.pt/noticias/joni-mitchell-faz-70-anos-e-dezenas-de-vozes-cantam-lhe-os-parabens


Joni Mitchell - "A Case of You" - (live 1974) 



Joni Mitchell - Both Sides Now - (Live, 1970)


Joni Mitchell - "Both Sides, Now"
Songwriters: MITCHELL, JONI

"Bows and flows of angel hair
And ice cream castles in the air
And feather canyons everywhere
I've looked at clouds that way

But now they only block the sun
They rain and snow on everyone
So many things I would have done
But clouds got in my way

I've looked at clouds from both sides now
From up and down, and still somehow
It's cloud illusions I recall
I really don't know clouds at all

Moons and Junes and Ferris wheels
The dizzy dancing way you feel
As every fairy tale comes real
I've looked at love that way

But now it's just another show
You leave 'em laughing when you go
And if you care, don't let them know
Don't give yourself away

I've looked at love from both sides now
From give and take, and still somehow
It's love's illusions I recall
I really don't know love at all

Tears and fears and feeling proud
To say "I love you" right out loud
Dreams and schemes and circus crowds
I've looked at life that way

Oh but now old friends are acting strange
They shake their heads, they say I've changed
Well something's lost but something's gained
In living every day

I've looked at life from both sides now
From WIN and LOSE and still somehow
It's life's illusions I recall
I really don't know life at all

I've looked at life from both sides now
From up and down and still somehow
It's life's illusions I recall

I really don't know life at all"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover