11/11/13

Amarante Criminalidade - O antigo presidente da Junta de Freguesia de Vila Caiz, Amarante, está acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de peculato, outro de peculato de uso e um de abuso de poder.



«Autarca desvia 25 mil € da junta

Apropriou-se de 10 mil euros, gastou quatro mil em telefone e 11 mil no próprio minimercado.

O antigo presidente da Junta de Freguesia de Vila Caiz, Amarante, está acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de peculato, outro de peculato de uso e um de abuso de poder. Em causa, a apropriação de quase dez mil euros da junta, mais gastos em chamadas telefónicas e pagamentos, em proveito próprio, no minimercado que gere com a esposa.

Os factos remontam a 2008 e foram denunciados pelo atual presidente, António Jorge Ricardo, à altura membro da assembleia. Segundo o MP, Abílio Ricardo, de 53 anos - candidato do PS, que perdeu as últimas eleições e liderou a junta de 2005 a 2009 -, terá emitido um cheque, sem remetente, de 3500 euros, que depois depositou numa conta em seu nome. Terá feito ainda ordens de pagamento - destinadas a subsídios para alunos, seguros e despesas - apropriando-se de 6275 euros.

Além disso, o ex-autarca realizou telefonemas para fins pessoais, de telemóveis associados à junta, numa quantia não inferior a 4230 €.

O MP considera ainda que o arguido agiu em benefício próprio ao efetuar, sem deliberação prévia, despesas da junta, de 11 mil euros, num minimercado que gere com a esposa.

O CM contactou Abílio Ricardo, que não quis fazer qualquer comentário.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/autarca-desvia-25-mil--da-junta165400250

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover