«EMPATE MANTÉM CONTAS DIFÍCEIS
O FC Porto empatou esta quarta-feira por 1-1, no terreno do Zenit e vai ter de fazer contas nos dois derradeiros encontros do grupo G para procurar o apuramento para os oitavos-de-final. Na fria Rússia, Lucho até deu vantagem aos portistas, aos 23 minutos, mas o ex-Dragão Hulk empatou pouco depois. A esperança do apuramento mantém-se, mesmo que agora dependa de terceiros.
Depois dos golos, e até ao apito final, houve oportunidades para ambos os lados, com o FC Porto a não ter, mais uma vez, um lampejo de felicidade que lhe proporcionasse o triunfo. Os azuis e brancos têm agora quatro pontos, contra cinco da equipa de São Petersburgo, que recebe o Atlético de Madrid e vai ao terreno do Áustria de Viena. Os Dragões recebem os austríacos e deslocam-se na sexta e última ronda a Madrid.
Os dados foram lançados pouco depois do pontapé de saída: o Zenit deixou-se ficar na expectativa, por ter a vantagem de ter vencido no Dragão; o FC Porto assumiu oi encontro com personalidade, trocando bem a bola. Aos 17 minutos, já os azuis e brancos tinham rematado por cinco vezes, sendo o mais perigoso desses remates protagonizado por Josué, logo aos cinco minutos.
O golo surgiu mesmo aos 23 minutos: Danilo arrancou um cruzamento perfeito na direita, que sobrevoou Jackson mas que Lucho atacou com toda a lucidez. Foi tanta a precisão do argentino que Lodygin apenas tentou desviar com os olhos um cabeceamento que o surpreendeu e que entrou mesmo junto ao poste esquerdo da sua baliza.
Infelizmente para os Dragões, a vantagem arduamente conquistada foi desfeita apenas cinco minutos depois, quando um desentendimento entre Alex Sandro e Helton permitiu a Hulk isolar-se e atirar para a baliza deserta. E tinha de ser logo o “Incrível”, que tantas alegrias proporcionou aos portistas, a protagonizar a desfeita. O encontro continuou depois a desenrolar-se com uma intensidade máxima e, mesmo em cima do intervalo, Jackson e Mangala não chegaram por centímetros a um cruzamento de Josué.
Ao intervalo, os números falavam por si: 61 por cento de posse de bola, 13 remates portistas contra quatro dos russos. No entanto, o Zenit dispôs de uma soberana oportunidade para passar para a frente do marcador logo aos 51 minutos: Fayzulin cruzou contra o braço de Otamendi e o penálti era inevitável. No entanto, desta vez Hulk não foi vilão para os adeptos do FC Porto: o remate saiu fraco e Helton defendeu.
O encontro tornou-se a partir daí mais tenso, com os Dragões a perderem progressivamente algum “gás” e iniciativa e o Zenit a apostar cada vez mais em saídas rápidas, por intermédio de homens como Hulk e Arshavin, que entrou em campo aos 67 minutos. Num desses momentos, aos 73 minutos, Helton brilhou na defesa a um remate fortíssimo de Arshavin.
O jogo partiu-se e sobrou uma oportunidade de golo para cada lado, até ao apito final: aos 86 minutos, Ansaldi rematou ao lado e, na resposta a uma situação em que Hulk surgia isolado, Varela rematou ao ângulo da baliza de Lodygin, que efectuou uma enorme defesa. Faltou aquela pontinha de sorte, mas ainda há esperança dos Dragões chegarem aos “oitavos”, mesmo que já não dependam apenas de si.
FICHA DE JOGO
Zenit-FC Porto, 1-1
Liga dos Campeões, grupo G, quarta jornada
6 de Novembro de 2013
Estádio Petrovsky, em São Petersburgo, na Rússia
Árbitro: Tom Harald Hagen (Noruega)
Assistentes: Dag-Roger Nebben e Jan Erik Engan
Quarto árbitro: Sven Erik Midthjell
Assistentes adicionais: Ken Henry Johnsen e Dag Vidar Hafsås
ZENIT: Lodygin; Ansaldi, Hubocan, Lombaerts (cap.) e Criscito; Witsel, Fayzulin e Shirokov; Shatov, Hulk e Danny
Substituições: Danny por Kerzhakov (28m), Shirokov por Arshavin (67m) e Witsel por Zyryanov (81m)
Não utilizados: Baburin, Neto, Anyukov e Tymoshchuk
Treinador: Luciano Spalletti
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Josué por Licá (76m) e Lucho por Ghilas (86m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Reyes, Mikel e Ricardo
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Lucho (23m) e Hulk (28m)
Cartões amarelos: Fernando (56m), Alex Sandro (61m), Shatov (85m) e Zyryanov (89m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_fut_crozenitfcp_061113_78561.asp
2013.11.06 (17h00) - Zenit 1-1 FC Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário