«EXPOSIÇÃO DO PRÉMIO AMADEO PODE SER VISTA ATÉ 7 DE DEZEMBRO EM AMARANTE
AMARANTE – O Museu Municipal mostra, até 7 de dezembro, as 49 obras selecionadas no âmbito do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso que, na sua 9ª edição, foi ganho por Avelino Sá, com “Japão #3, tendo sido consagrada, extraconcurso, a artista Paula Rego.
“Pela primeira vez mostrada em Amarante, Paula Rego deixa aqui uma obra que muito bem a representará num dos momentos mais intrigantes do seu percurso, mostrando inéditos e recorrências, com obras das décadas de 1960 a 2000 mas, também, inéditos recentes ou imagens resguardadas de uma fácil exposição pública”, segundo o comissário da exposição, João Pinharanda.
Entre as obras de Paula Rego está o quadro “A Rainha Santa Isabel”, propriedade do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, sobre o qual escreveu João Pinharanda:
“’A Rainha Santa Isabel’ pode oferecer-nos um privilegiado campo de observação para a realidade recente da sua obra, cujo início podemos referir à serie “A Dama pé de cabra” (2011). O desenho desmancha-se como se Paula Rego manifestasse a urgência de um discurso que recusa o lento trabalho do anterior período de verismo naturalista. O espaço simplifica-se, aqui ocupado por uma sucessão vertical de figuras femininas, animais e uma escada. Parece impossível discernir tratarem-se de bonecas que representam mulheres ou “mesmo” de bonecas populares (de alguma forma próximas das que os Delaunay, Eduardo Viana ou Amadeo resgataram das feiras minhotas para as suas pinturas). Essas figuras, evidentemente, integram uma narrativa própria que multiplica elementos acessórios, de caráter rural e simbólico e se liberta dos factos hagiográficos confirmados”.
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso está aberto de terça a domingo, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.» in http://local.pt/exposicao-do-premio-amadeo-pode-ser-vista-ate-7-de-dezembro-em-amarante/
(É assim Paula Rego)
Sem comentários:
Enviar um comentário