23/11/13

Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema: "...Eu ainda menino..."





"…Eu ainda menino…


Uma casa térrea, a bacia da água em alumínio,

sol esbatendo-se sobre sobrado;

íngreme ruela, que vai da escola primária

ao quintal do Gouveia, que Deus haja.

A vida deu comigo até Lousa, aldeia num planalto;

donde as iluminações: Uma queda dum cavalo:

Por sorte abraçou-nos terra verde, ali escassíssima.

Uma foto tirada quase noitinha: Eu num pijama de flanela,

num corredor que vai até à fraga. Também a neve:

Os passos, sobre ela distanciando-se, eram do meu pai,

que ia, a mais uma semana, ao serviço, à vila.

A mãe, as sopas, cebola, nabiça, alho, ou milho, amargurando ceias.

Bombos, e pandeiretas, gaiteiros, dia fabuloso, cabeçudos, gigantones,

zés-pereiras, pertinho a uma varanda nossa, quiçá num 2º andar.

Na Senhora da Assunção, por Vilas Boas,

estoiravam foguetes e lágrimas.

Na noite deslumbrada, da aérea leveza insuflada,

caía devagarinho a Madona Branca.

Por San Martino:

‘Lo rapazo d’la professora anda a la ’scola, la rapaza no.’

O forte brado: Gaitas-de-foles, piruetas festivas, saltimbancos.

A ciganita a qualquer hora pedinchava: ‘Uma codinha, e danço.’

Os pulos loucos, os paulitos: ‘Mirandum se fui a la guerra.

Num sei quando benerá.

Se benerá pula Páscua, se pur la Trenidá.’

Minha primeira comunhão,

e meu ar deprimido a posar a eterno retrato.

Ribeira, sombras mansas, decadentes chorões.

Cegonhas a amplo voo.

Tortuosos caminhos, fontanários, água borbulhante.

Longas peregrinações, vadiagem, até ao pôr-do-sol, p’las leiras.

Vozes limpas, ancestrais, cantarolai-me La Çarandilhera.

Voltarei outra vez a ser menino.

Por Belém, num azulado beco, à varanda,

a moinhos em papel do vento velas girando.

Estúrdia, noite de Santo António.

Cerra-se compacta negridão sobre a murada cidade:

Que é dos alunos? E os poetas aluados por onde andam?

É já antemanhã, prenhe certeza.

Trindade Coelho, conterrâneo,

desejavas o Reino. Está aí."

Ângelo Ochôa, Poeta



"EU AINDA MENINO", ÂNGELO OCHÔA

3 comentários:

  1. HOJE SÓ DE NOITE ME APERCEBI DO SEU BELÍSSIMO POST E FELICITO-O PELO SEU BOM GOSTO E REQUINTE COM AQUELE DE SEMPRE FORTE AMIGO ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. HELDER, O FELICITO POR SEU BELÍSSIMO POST, COM AQUELE, DE SEMPRE, FORTE TRANSMONTANO AMIGO ABRAÇÃO:)

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover